quinta-feira, abril 10, 2014

A NOSSA HERÓICA DERROTA EM LA LYS (FAZ AGORA 100 ANOS, A GUERRA DE 14-18)





Não muitos portugueses ouviram falar deste episódio trágico da nossa história recente, a batalha de La Lys, embora esta derrota portuguesa seja comparada à de Alcácer Quibir. Pelo desastre que foram as duas.

Primeira foto: Soldados portugueses feitos prisioneiros pelos alemães. "São capturados cerca de seis mil portugueses da segunda divisão e quase 100 peças de artilharia". Fotografia de Anselmo Franco

Segunda Foto: Corpo expedicionário português (CEP), ainda em Lisboa.

Para citar alguns pormenores, o corpo expedicionário português (CEP), com precisamente um ano de trincheiras sem repouso ou rendição, mal apetrechado desde a origem, esperava ser substituído, já no fim da guerra, em 1918, após a colaboração americana com os aliados. 

Os alemães decidiram atacar por saberem o estado em que se encontravam as tropas. 

Foi uma derrota esplendorosa.

Salazar, na impossibilidade de a admitir, determinou que se consideravam heróis todos os que caíram nessa "batalha". Que foi esquecida. Ao ponto de muitos portugueses ignorarem tudo sobre o assunto. 

Este episódio situa-se num período rocambolesco da nossa história, pouco após a queda da monarquia, 1910, sendo que existia uma propaganda contra esta participação, que levou muitos a desertarem. Como o meu avô, que já tinha um filho e uma esposa.
Esta é a minha pessoal colaboração, contar a história do meu (heróico) avô.


Consultar os links abaixo
Europeana 1914-1918 – untold stories & official histories of WW1 Momentos de História
Contem-nos como foi a Primeira Guerra Mundial
Lisboa de Antigamente (Fotos)

(Este assunto continua noutros posts deste blogue - clicar em baixo nos temas).

Sem comentários: