sábado, maio 24, 2014

Livro: A Gata do Dalai Lama



Os gatos, que passam dois terços do dia e da vida a dormir, podem ensinar-nos a tirar prazer da vida. 
Os budistas podem ensinar-nos a viver no presente, sem sofrimentos pelas ligações excessivas ao passado, nem pelas conjeturas sobre o incerto futuro.

A Gata do Dalai Lama é um livro que nos ensina a viver com a tranquilidade de uma gata, que faz o favor, ao Dalai Lama, de partilhar a casa com ele, que nos ensina o que o Dalai Lama e o Buda ensinariam a uma gata (não matar ratos, por exemplo) ou a uma pessoa, para além de narrar o dia a dia do grande líder espiritual  ): 

“Assim como a sombra segue o corpo, nos tornamos aquilo que pensamos.” Buda

Ou seja, os pensamentos que temos determinam a forma como vivemos. Com pensamentos alegres somos felizes, com pensamentos confiantes somos confiantes, etc.

Mas o grande problema, claro, é o Ego: quanto maior for o Ego, maior o sofrimento. Ora, o Ego dos gatos é o maior possível, mas os gatos vivem no presente... viver no presente é um modo de evitar o sofrimento, sobretudo se extraindo prazer dos prazeres do momento... como diria Epicuro, Carpe Diem.

Como se vê, os ensinamentos do Buda, nascido cinco séculos antes de Cristo, são hiper modernos! Assim como os de Epicuro, filósogo grego do Século III antes de Cristo.

Estou a ler o livro como ebook brasileiro, pois os ebooks portugueses são para rir: custam o mesmo preço dos livros em papel, como se gastassem papel e tinta! E alguns sites brasileiros, como este, ainda são caros. Pois o que torna caro um livro é o papel e a tinta, o que não justifica que os livros portugueses em papel também sejam mais caros que os franceses, italianos, ingleses... 

Solução: ler noutras línguas e ler ebooks.

Excerto: 

“Uma pergunta que não precisava ser feita, obviamente, era quem esse visitante queria ver. E, é claro, o Range Rover acabou se direcionando lentamente para os portões que o levariam à residência da Rinpoche, a Bodhigata, a Leoa da Neve do templo de Jokhang, A Mais Bela Criatura Que Já Existiu — e do seu companheiro humano.”

Sem comentários: