sexta-feira, maio 30, 2014

Resplendor do Senhor Santo Cristo dos Milagres





O Museu Nacional de Arte Antiga estabeleceu um acordo com a Diocese de Angra, nos Açores, para expor em Lisboa o resplendor (peça que se vê na imagem sobre a cabeça) da conhecida imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no âmbito da exposição de Arte Sacra portuguesa, a ser realizada, designada por 'Esplendor e Glória'.

A iniciativa irá valorizar esta peça do nosso património, que poderá ser divulgada internacionalmente, promovendo o turismo religioso para a região. 

Contudo, muitos populares açorianos vêem esta peça apenas no seu valor devocional, ignorando a sua dimensão artística, como se as duas acepções fossem contraditórias e fizeram uma petição afirmando que o Resplendor não pode abandonar o santuário.

Em troca da participação na exposição, o Museu Nacional de Arte Antiga vai promover o estudo da obra por especialistas e restaurá-la, um restauro considerado pelo seu Diretor como necessário e urgente. 

O atual Diretor, António Filipe Pimentel tem desenvolvido um trabalho notável de intercâmbio de obras de arte com museus de diferentes países, trazendo para Portugal peças cuja presença em Lisboa seria  anteriormente inverosímil e levando para outros museus, nomeadamente o Prado e o de Turim obras constituintes do seu espólio.

Realizou ainda, em época de crise e com um orçamento reduzido ao mínimo, as mais magníficas exposições de que há memória, no Museu Nacional de Arte Antiga, como:

A ARQUITETURA IMAGINÁRIA. Pintura, Escultura, Artes Decorativa


ou 


.


2 comentários:

Unknown disse...

Sempre muito bem , querida Amiga .
Bjis

Nadinha disse...

Obrigada. Beijos.