segunda-feira, julho 28, 2014

Marselha







Quando cheguei, só com uma pequena mala de cabine, meti me num autocarro chamado 'navette' tal como vi fazer a muitas pessoas acabadas de chegar ao aeroporto. A viagem é gratuita, aparentemente paga pelos hotéis.

Chegando ao fim, descobri que a navette era para levar as pessoas aos parques onde tinham deixado o automóvel.

O motorista ralhou comigo e com duas raparigas francesas por termos embarcado sem perguntar para onde ia a naveta e aconselhou me a ir atrás delas para onde elas fossem. Como eram despachadissimas e iam pouco carregadas, fartei me de correr até poder falar com elas. 

As duas, que são marselhesas marselhesas, começaram logo a falar comigo num brasileiro muito engraçado, tratando me por minha querida, pois estavam convencidas que em português todas as pessoas se tratam por meu querido e minha querida.

Trataram me dos bilhetes, correram imenso para apanhar o comboio e como eu ia mais carregada, agarraram se à porta do comboio até eu chegar. 

Engracadissimas, estiveram no Brasil seis meses a aprender danças brasileiras e creio que as ensinam em Marselha.

Lol. Gente simpática. Adoraram Lisboa e também querem ir para lá viver, pelo menos uns tempos.

Depois, no metro, onde há uns ferros que se deslocam com a apresentação do bilhete, umas jovens passam por baixo, outros saltam por cima, nas barbas das simpáticas vendedoras de tickets e de toda a gente. Num país rico, para quê ser mesquinho? 

Fico num hotel no Vieux Port, um sítio de cortar a respiração, que já foi um dos portos mais importantes do Mediterrâneo, com uma história assombrosa.


Como em todo o lado, não são simpáticos nem normais os  que trabalham com turistas: nos restaurantes, etc.

P.S.: entendi depois que era necessário ter bilhete para entrar na navette, não sendo necessário mostrá-lo. Mas há várias coisas gratuitas em Nantes: um ferry boat, por exemplo, em todo o país a água da torneira às refeições... imaginem o que seria aqui, em Portugal, se nos colocassem sempre em cima da mesa uma grande garrafa ou caneca de água, inteiramente gratuita! Pior, só se obrigassem os restaurantes a pagar impostos :)

Sem comentários: