sexta-feira, setembro 26, 2014

Tradições do Nepal: Jamara, a erva sagrada







Está agora a decorrer o Festival Dashain, o principal festival do Nepal, que dura 15 dias e que prima pela estranheza, para nós.

Já aqui várias vezes foram referidas tradições do Nepal, que surpreendem pela quantidade, variedade e, sobretudo, pela diferença absoluta em relação a outras tradições, como as europeias. Este blogue pretende divulgar em língua portuguesa, para países de língua portuguesa, algumas tradições orientais que só existem na Internet em língua inglesa.

Relacionado com a lua cheia, a mais brilhante do ano, esta festividade tem inúmeras prescrições, já aqui referidas. VER clicando em baixo, no post.

Para iniciar, é costume semear cevada, da seguinte maneira: coloca-se um quadrado de areia na parte principal da casa, sobre esse quadrado um pote, digamos uma vasilha com água, na qual se dispõem sementes de cevada. Cobrem tudo com bosta de vaca, vaca sagrada, claro.

Ao fim de nove dias a erva estará crescida e é considerada uma erva sagrada, cujo nome é "JAMARA".


Sendo esta  a tradição comum, com grandes  e inúmeros detalhes como é próprio das tradições, acabo de descobrir que algumas pessoas semeiam a "jamara" sobre o seu próprio corpo, de acordo com todos os rituais, esperando tranquilamente que a erva cresça. Como se vê nas fotos, a primeira no primeiro dia, e que a erva foi semeada, a segunda, de ano anterior, com a erva já crescida.

Chama-se a isto deixar crescer a jamara no seu corpo. Difícil ou impossível para nós de entender, como será difícil ou impossível para eles entenderem o nosso Cristo crucificado, por exemplo. Até para mim é esquisito... Todos queremos um deus invulnerável.

A princípio, as mulheres eram impedidas de entrar no aposento onde cresce a jamara, agora, com a libertação da mulher, até a podem deixar crescer no seu corpo.


Dizem-me que vai haver amanhã um primeiro desfile em Lisboa, relacionado com o festival. Não estarei cá. Não faltaria.

VER AQUI:

Divindades hindus saem em procissão para " conhecer" Lisboa e abençoar a população

Para saber mais, clicar nos links abaixo: Festivais da Lua e Festivais das Luzes, neste blogue.

Sem comentários: