domingo, novembro 30, 2014

Que Deus é este, que não nos deixa desistir de o procurar?

A imagem da religião católica está a mudar radicalmente, com o Papa Francisco. Até aqui era algo de indesejável, algo que despertava o nosso repúdio.


Mas ainda não acredito que Deus possa ser uma coisa tão simples e prosaica, tão parecido com o homem macho / diferente do homem fêmea, homem o sentido geral de humano, coisa que não existe na religião muçulmana nem na cristã até há pouco tempo.



Que Deus é este, que não nos deixa desistir de o procurar?



A imagem da religião católica está a mudar radicalmente, com o Papa Francisco. Até aqui era algo de indesejável, algo que despertava repúdio, algo que nos fazia lembrar da Inquisição.



Algo que nos fazia lembrar da confissão mal cheirosa (sempre que me confessei, ou seja, até aos 15 ou 17 anos, o padre tinha sempre mau hálito) ... Então, o ato da minha confissão era indissociável do cheiro nojento e pestilento da boca do padre. Físico, claro. Não augurando nada de bom nem pressagiando o cheiro da Santidade.



Esta é a minha experiência de ter estado ajoelhada num confessionário, em criança é jovem adolescente, com os joelhos a doerem sem fazer a mais vaga ideia de quais os pecados que deveria confessar. Porque nunca tinha cometido nenhum.

Mas se inventasse pecados, estaria a cometer um grande pecado, a mentira é se me confessasse inocente, estaria a cometer o pecado do orgulho.

Venha o Diabo e escolha

Sem comentários: