quarta-feira, março 11, 2015

Mujica Prémio Nobel da Paz? Sim. Merecido Sinal dos Novos Tempos




José Mujica, que foi presidente do Uruguai até "se reformar", é um exemplo, ou melhor, é o exemplo daquilo que um político deve ser. Perante a possibilidade de vir a receber o prémio Nobel da Paz, dá esta resposta ( em Português do Brasil, pois aqui em Portugal ninguém sabe quem é esta criatura). 


"Que prêmio da paz, nem prêmio de nada. Se me derem um premio desses seria uma honra para os humildes do Uruguai para conseguirem uns pesos a mais para fazer casinhas... no Uruguai temos muitas mulheres sozinhas com 4, 5 filhos porque os homens as abandonaram e lutamos para que possam ter um teto digno... Bom, para isso teria sentido. Mas a paz se leva dentro. E o prêmio eu já tenho. O prêmio está nas ruas do meu país. No abraço dos meus companheiros, nas casas humildes, nos bares, nas pessoas comuns. No meu país eu caminho pela rua e vou comer em qualquer bar sem essa parafernália de gente de Estado.”

Mujica dava parte do seu ordenado aos pobres e tem sempre o mesmo automóvel, agora já muito velho. Recusou vendê-lo por uma fortuna a um colecionador de automóveis. Quanto ao aspeto do senhor, vejam a foto.

E no entanto, Mujica é um sinal dos Novos Tempos. Tempos do Ciryza, do Podemos, tempos de mudar a política e os políticos.

Sem comentários: