sábado, fevereiro 04, 2017

Neste nosso país tudo é branqueado, tudo é um não acontecimento. Existem professores normais. Muitos. Pena que sejam marginalizados.

Será possívelque uma questão pedagógica clara e simples se esteja transformar nu debate sobre a falta de liberdade de expressão?
Pela primeira vez, as duas associações de professores de português estão de acordo: o livro com linguagem sexualmente explicita e grosseira deverá ser recomendado para os alunos do 8º ano, metade dos quais ainda nem pensa em sexo, uma pequena parte dos quais só sabe dizer palavrões quando se fala do tema e outra pequena parte dos quais começa a descobrir o amor, ou o sexo, ou seja ao que for, com toda a confusão que isto implica.
Os professores de português não se identificam mesmo nada com as duas associações de professores, nem com nenhuma.
Estas associações são constituidas por pessoas que estão sempre "em todas": direita, esquerda, direita e volver, esquerda e volver...
A tentação de não fazer nada em vez de ler os livros que recomendam parece ser absurda: mas é verdade.
Os professores que escolheram os livros estão escudados pela recomendação do ministério da educação, mas também não devem ter lido a obra antes de a terem escolhido., pois é claramente inapropriada.
Nada disto tem a ver com o autor. O autor não é pedagogo, que se saiba, nem escreve livros para crianças, que se saiba.

Neste nosso país tudo é branqueado, tudo é um não acontecimento.
Ao utilizar a expressão não acontecimento, remetemos para a obra do filósofo José Gil, 





Sim, temos medo de tudo, até mesmo o medo de ser e o medo de existir.


O Trump está maravilhosamente, magicamente, num mundo em que cada um tem medo da própria sombra.

já agora pergunto : onde está liberdade expressãodentro das escolas, onde estão aquelas pessoas que leram o livro e não consideraram adequado ?

Sim, estes professores normais existem. Muitos. Pena que sejam marginalizados.

Referimo-nos ao livro O Nosso Reino, De Valter Hugo mãe, que foi recomendado para os alunos do 8º ano e que foi considerado leitura obrigatória para esse nível.

Sem comentários: