domingo, julho 16, 2017

Portugal deve pedir desculpa pelo seu papel no tráfico de escravos e incentivar no país uma discussão sobre o assunto?


Encontramos no Expresso de 16 / 7 / 17 esta notícia:

"Os líderes políticos portugueses devem pedir desculpa pelo papel do país no tráfico de escravos e incentivar uma discussão sobre o tema na sociedade portuguesa, defendem especialistas americanos ouvidos pela Lusa."

A discussão sobre o assunto é de facto urgente. Senão, vejamos: 

Existe, neste blogue, um post muito polémico, intitulado : 
"Portugal, 1º país a abolir a escravatura?" polemizando esta informação, que nos é dada nos bancos da escola. 

A ideia de que Portugal foi pioneiro na luta contra a escravatura é totalmente abstrusa, absurda  uma negação da realidade, já que Portugal foi um dos países com mais responsabilidade na quase "eternizarão" da escravatura, perpetrada por europeus. 
É da Europa que estamos a falar e não da escravatura que ainda hoje se pratica em muitos países do mundo, de tal maneira que existem hoje mais escravos do que no ano 1800. (E nós também pactuamos com essa escravatura atual, ao comprarmos produtos muito baratos, em ternos relativos, porque são produzido por escravos).

O interessante desse post não é o post em si, mas sim os muitos comentários, quase todo negando a realidade. Só foram apagados os que eram claramente insultuoso para a autora do blogue ou para alguém específico, os outros estão lá, prontos a serem lidos.
E, na sua maioria, revelam um desconhecimento total da história de Portugal e da história da escravatura no mundo. Ou uma ideologia branqueadura de tudo isto e em particular do Salazarismo, o qual mantinha os escravos, de forma anacrónica em relação à Europa.

Chegou o tempo de refletir. Vivemos num mundo global. Não custa nada reconhecer os erros dos nossos antepassados. Nossos? De quem? Meus?

Creio que o atual presidente da Republica irá pedir desculpa, como lhe compete, até na sua qualidade assumida de professor.

Sem comentários: