domingo, novembro 19, 2017

Professores considerados hiper atletas até à sua aposentação



A idade da reforma dos trabalhadores da função pública subiu de 60 para 66 anos num governo de Sócrates. Não se tratou de aumentar dois ou três nos, tratou-se de aumentar 6 anos e muitos meses a todas as carreiras da função pública.

Quem o fez, está hoje a ser julgado por vários crimes. Mas as atitudes políticas que tomou parecem ser julgadas como se o seu autor estivesse acima de qualquer dúvida legal!

Vejamos o caso do professores.

Professores do ensino secundário que hoje têm 62 anos aguardam ainda 4 anos e 8 meses pela reforma, embora os seus colegas da mesma idade do ensino primário já estejam reformados há vários anos. Porque não estudaram tanto tempo, porque a várias legislações se confundiram, etc.

Mas vejamos outro aspeto da questão: se a maioria dos atuais professores se vai reformar entre os 66 e os 70 anos, é importante verificar o que será exigido a estas pessoas mais velhas (ainda hoje há professores que se reforma aos 70, seja por amor à camisola, seja porque iriam ter uma reforma de miséria se se aposentassem antes disso).

Não esquecer que a legislação discrimina os professores em termos de doença, tema para outros assuntos.

O que se exige a um professor que hoje tenha 66 anos é que fique 3, 4 ou 5 horas sem poder ir à casa de banho, pois isto é perfeitamente consensual e nem gera discussão: no exame de Geometria Descritiva, por exemplo, deverá ficar 4 hora as a vigiar o exame, mais meia hora antes e meia hora depois. Ou quando tem dois testes seguidos de 90 minutos, 180 mais 10 ou 20 ou mesmo 30 minutos, dos intervalos.

Exige-se a um professor com mais de 60 anos o que dificilmente se exigiria um atleta, pois os atletas têm especiais condições para tratar do aspeto físico e os professores não têm nada disso.

Todos os dias esse professor deverá falar tão alto e esforçar tanto a garganta como uma diva de ópera. Mas durante mais tempo: 4 ou 5 horas por dia. Como os alunos cada vez são mais barulhentos, já que as turma têm cada vez mais alunos, o esforço é cada vez maior. Deverá, igualmente, falar com entusiasmo e convicção, embora, segundo muitas opiniões, não deva "mostrar os dentes aos alunos" [vulgo sorrir], porque é perigoso. 


Para além de tudo o mais, o professor deverá apresentar uma extraordinária memória, grande capacidade de atenção, que deverá demonstrar mesmo em condições de "guerra", como quando é insultado com palavrões, situação hoje muito comum. Deverá igualmente demonstra um tranquilidade, uma calma e uma paciência de Job, qualidades (ou talvez defeitos) que não se adquirem e antes se perdem com a idade.

E o que é que acontece a quem falta por ter ficado sem voz, ou sem memória, ou sem paciência? Se ficar assim por três dias, ficará três dia sem salário, se continuar assim, ganhará cerca de 40 % do salário durante o resto do mês.


Sócrates e a sua apaniguada Maria de Lurdes, a "Sinistra Ministra" poderão ser invocados como argumento de autoridade para que se possa massacrar os professores mais velhos?

Alternativa: diminuir a idade da reforma dos professores. Ou mesmo de todos os trabalhadores...




Sem comentários: