domingo, abril 29, 2018

The Terror e a Passagem do Noroeste






Anda a dar na televisão uma serie intitulada The Terror sobre este navio que naufragou em Lisboa e depois disso procurou uma passagem entre América, Europa e Ásia pelo Ártico, a Passagem do Noroeste

Tema muito atual, já que, com o aquecimento global, a passagem é hoje uma alternativa ao canal do Panamá e ao canal do canal do Suez. AMC HD.



VER AQUI


Aqui, informação sobre a Passagem do Noroeste

Acabou por ser atravessada em primeiro lugar por um piloto português, João Martins, ao serviço das Filipinas, em 1588.


"Em 1500, o Rei D. Manuel I de Portugal terá enviado Gaspar Corte-Real à descoberta de terras e de uma "Passagem noroeste para a Ásia". Corte-real chegou à Groenlândia pensando ser a Ásia, mas não desembarcou. Numa segunda viagem à Groenlândia em 1501, com o seu irmão Miguel Corte-Real em três caravelas. Encontrando o mar gelado, mudaram e rumo para Sul, chegando a terra, que se pensa ter sido Labrador e Terra Nova.
Em 1588, durante uma viagem do governador das FilipinasD. Lorenzo Ferrer Maldonado, o piloto português João Martins conseguiu aquela que foi a primeira conquista da Passagem Noroeste, descobrindo também o que mais tarde se viria a chamar Estreito de Bering."

Sem comentários: