quarta-feira, setembro 05, 2018

Veneza: Café Florian









Há uns anos estive em Veneza com uma amiga, num hotelzito chamado São Moisés perto da praça principal. A menina do pequeno almoço simpatizou comigo e dava-me todos os dias um ótimo café expresso tirado por ela, que não fazia parte do menu. A minha amiga amuou e nem lhe pedia o café em inglês, nem me pedia para eu pedir em italiano. Então, íamos depois a sítio para ela tomar café, que naquela zona era caríssimo fraco. 
Um dia, sentou-se numa esplanada mesmo na praça de São Marcos, com uma pequena orquestra de violinos e queria que eu também me sentasse. Nem pensar, disse eu, sento-me nas escadas e ouço na mesma os violinos. Era para tomar um café rápido e seguir para outro lado.
Passado um bocado, ela chamou-me, muito aflita. Não percebia a conta. Mas era fácil de perceber: 5 euros pelo café, 5 euros pela música, total, dez euros. Se eu me tivesse sentado, teria também pago 5 euros pela música.
Fiquei agora a saber que é a segunda cafeteria mais antiga do mundo, por dentro é belíssima e agora custa 12 euros.
É a que tem umas cortinas brancas. A vista era e é esta.
Ao fundo, tem a casa que o Napoleão mandou construir para ele, deitando abaixo uma igreja, casa em que viveu um dia. Inteirinho.



É o famoso café Florian. Ver na Wikipédia. 
AQUI

Sem comentários: