quinta-feira, maio 16, 2019

Opinião "pública" pré-Berardo e pós-Berardo





Tão adormecido pela hipocrisia e cinismo dos seus políticos e pela sua própria ingenuidade, parece que o povo português acordou de repente, ao ver a audição de Joe Berardo.

Obrigada, Berardo! Este homem fez mais pela opinião pública de Portugal do que todas as campanhas de sensibilização e do que todos os  códigos de ética desta terra.

Poderemos talvez dividir a consciência cívica portuguesa em duas fases:

 A primeira, desde D. Afonso Henriques até maio de 2019, que poderemos considerar a fase da ingenuidade pré-Berardo, em que muitos acreditavam e achavam normal que Sócrates vivesse à custa de um amigo numa casa emprestada por um primo, 

A segunda fase, a da perspicácia pós-Berardo, iniciada em maio de 2019, em que ninguém acredita, nem por um segundo, que Berardo viva sem dinheiro, à custa dos amigos e numa casa emprestada por alguém, talvez por um primo, que não tenho dinheiro nem dívidas e que só possua de seu uma pequena garagem. 

Grande avanço da mentalidade portuguesa!

Foi uma autêntica revolução, sobretudo se pensarmos que o momentos de viragem se deveu apenas a umas gargalhadas sarcásticas de Berardo, no Parlamento Português!!! Apenas um pouco mais sarcásticas do que as gargalhadas sarcásticas de D. Afonso Henriques, de Sócrates, de António Costa, etc. Se formos  ver bem, os políticos portugueses são sempre fotografados a rir de forma sarcástica...

O português sempre foi pouco realista: o que está em causa são as gargalhas de uma criatura, ou o que está em causa é a corrupção política de várias décadas, de vários séculos, conhecidíssima de todos nós?


Sem comentários: