quarta-feira, setembro 04, 2019

São Januário









A catedral de Nápoles é dedicada a São Januário.
São atribuidos a este santo os milagres mais incríveis, como este: regularmente, sobretudo em dias de festa, o seu sangue, guardado na catedral, em estado sólido, ou seja, coagulado, torna-se líquido, o que é presenciado por toda a gente e até difundido pela televisão.

Sendo este santo muito apreciado, todos os grandes nobres tinham de lhe oferecer um presente, uma jóia. A rainha Marguerita, em honra da qual foi inventada em Nápoles a pizza Marguerita, cometeu a gafe de não levar presente nenhum, da primeira vez que foi à Catedral. Mas deixou logo o anel que trazia.

Como muitos santos mártires, São Januário (San Gennaro) foi decapitado, depois de terem tentado martirizá-lo e matá-lo de outras formas, sem conseguir. Assim, é conhecido este seu colar, montagem de muitas jóias maravilhosas que lhe foram oferecidas, sobretudo por nobres e reis. Tem ainda os brincos de uma popular, o pregador de outro popular e o tal anel. Tudo isto pode ser visto, ampliando a primeira foto.

Tanto o anel como os brincos foram valorizados ao serem colocados a separar o primeiro segmento, ao cimo, do segundo.
Como se vê na legenda, aquela magnífica cruz que tem o número 7 foi doada, mais tarde, por Napoleão Bonaparte e é feita de esmeraldas e de diamantes.


A própria imagem do santo, na segunda foto, é feita de matérias preciosas.

Sem comentários: