terça-feira, junho 21, 2022

Será que a UE vai sobreviver a esta guerra? Com líderes que parecem querer destruí-la?

 


A Ucrânia acaba de proibir todos os partidos de esquerda, incluindo o segundo mais votado, num total de dez, continuando o parlamento a funcionar só com a direita. 

É assim que a Ucrânia representa e defende os valores democráticos europeus e ocidentais? É integrando nas forças armadas batalhões de mercenários neo-nazis? É por isso que lhe damos armas e mais armas e mais armas? Quando Zelensky suspendeu estes mesmos partidos, mais um, foi acusado de mostrar que era igual a Putin.

Outro aspeto curioso: então, mesmo agora, há assim na Ucrânia tantas pessoas a favor da Rússia, que não concordam com a independência, não condenam a invasão? Não deveriam os jornalistas entrevistar estes líderes partidários? Se estiverem vivos? Um destes partidos é socialista e nazi. Imaginemos como serão os da direita. 

Na altura, consideraram que este foi o primeiro erro de Zelensky, depois da guerra. 

Já que gostamos de fazer comparações, imaginemos que o Marcelo proibia o PS, o BE, o PCP, os Verdes e o IL, mas o parlamento continuava a deliberar em nome do povo que o elegeu… para entendermos esta guerra que começou há oito anos, não deveríamos saber muito mais? Ouvir outros corpos sociais, em vez de ouvirmos sempre o comediante?


Será que a UE vai sobreviver a esta guerra? Com líderes que parecem querer destruí-la? 

Quais são os nossos valores? Podemos pô-los de lado? 

Sem comentários: