sábado, fevereiro 02, 2008

Pequena corrupção? É apenas uma questão de oportunidade

Há quem me acuse de não ter a noção da realidade. Dependendo do que isso queira dizer, umas vezes não concordo, outras vezes agradeço à Deusa por não me ter dado a noção da realidade, ou seja, por não ter feito de mim uma pessoa realista, no sentido que muitas vezes se dá a esta palavra.

É o caso presente. No jornal Público, Sócrates (José) é acusado, com ou sem razão, de várias corrupções (talvez não muito grandes?!). Embora o próprio negue tudo, quem julga defendê-lo, nos comentários publicados no próprio jornal, afirma que a pequena corrupção é perfeitamente normal neste país e portanto aceitável! Vocês também acham?

Por mim, tenho a certeza de que não posso ser acusada da mais pequeníssima corrupção e tenho também a certeza de que há inúmeros homens e mulheres como eu (Talvez mais mulheres, a julgar pela assinatura dos comentários?? Mesmo asim, inúmeros homens e mullheres).

O próprio Salazar só conseguiu ficar tanto tempo a dominar o país porque o povo o considerava honesto. Honestidade, neste caso é um conceito discutível, mas é indiscutível que Salazar não ficou rico ao fim de 48 anos de Governo. Diremos que também não precisava de dinheiro: vivia num palácio, não tencionava sair de lá, não saiu, não tinha hábitos caros nem vícios caros... enfim, a verdade é que, se fosse expulso do país, como deveria ter sido, ir-se-ia "com uma mão atrás e outra à frente", para usar uma expressão vulgar.

Agora, desculpar a pequena corrupção porque é menos grave do que a grande? É apenas uma questão de oportunidade. Quem se dedica às pequenas corrupções é porque não teve a oportunidade de meter a mão na massa.

Ditado popular: "Quem faz um cesto, faz um cento"

Sem comentários: