terça-feira, agosto 10, 2010

O Ferreiro da Cêpa










ESTE MEU POST FOI PARTILHADO AQUI


Como habitualmente, estou a passar uns dias na região do Douro Litoral e procuro coisas para vos mostrar. A crer na Miss Marple da Agatha Christie, não é preciso sair duma terra pequena para abarcar o universo.


Deve haver, na Europa Ocidental, muito poucos ferreiros como este, o Ferreiro da Cêpa, filho e neto de ferreiros, que teve amabilidade de fazer alguns trabalhos só para eu ver, fotografar e filmar.
Na segunda foto, uma das peças da "máquina", do banco de fazer dentes nas foices, é um osso de boi, como se vê. Tinha ido buscar alguns nesse dia, que era preciso talhar e aplanar para ficarem assim...


4 comentários:

Anónimo disse...

FALECEU NO DIA 29.12.2011 COM 76 ANOS DE IDADE.´FOI O ÚLTIMO FERREIRO DE CASTELO DE PAIVA

adep disse...

Em jeito de Homenagem ao Ti Alberto - Ferreiro da Cepa (que no registo civil se chamava António) lembramos que "O Ferreiro da Cepa", foi o filme premiado na primeira edição do concurso Filme Documental da ADEP - Castelo de Paiva. O prémio foi entregue, em 10 de Abril de 2010, ao premiado José António Oliveira, em sessão da Assembleia Geral (reunida no arquivo fotográfico Luís Lousada Soares), onde o trabalho foi visionado e aplaudido, tendo o autor prometido continuar a gravar sons e imagens de ofícios e artes tradicionais da nossa região.
Pena que este concurso não tenha recebido os apoios necessários das competentes entidades oficiais para que se incentivasse a gravação e registo das nossas artes e saberes. É que a vida é efémera e o conhecimento precário...para saber mais sobre o que fazemos e o que nos atormenta ver adep-paiva@blogspot.com

José António disse...

Podem ver uma exposição fotográfica sobre o Ferreiro da Cêpa.
https://www.facebook.com/events/180091325479661/permalink/190673397754787/

Para ver a exposição "O ferreiro da Cêpa" deve dirigir-se ao posto de turismo e solicitar a abertura do Centro de Interpretação da Cultura Local de Castelo de Paiva (antigo Edifício da Cadeia).

Horário de 2ª a sábado: 09:30h às 12:30h e 14:00h às 18:00h

Horário de domingo e feriados: 10:00h às 12:00h e 15:00h às 18:30h

Nadinha disse...

Acho muito interessante que tenham feito essa exposição e com esse título.