terça-feira, setembro 29, 2015

POEMA PAF PAF PAF



Uma da manhã: PAF PAF
Toma lá duas chapadas nas trombas
BEM BOM!

Duas da Manhã: PAF PAF PAF
Pega lá 3 chapadas nas trombas
BEM BOM!

TRÊS da Manhã: PAF PAF PAF PAF
Pega lá com quatro chapadas nas trombas!
BEM BOM!

Quatro da manhã bem bom
Sem saber o que será depois

BEM BOM!


Autora do poema: eu. Bem bom.

sábado, setembro 19, 2015

Literatura Brasileira



É espantoso como o Brasil, com tão pouca história, em parte humilhante, a pouca que tem, conseguiu dar tantas obras literárias interessantes, baseadas nessa mesma história. O que contrasta com a literatura portuguesa. Onde estão os romances sobre os acontecimentos imponentes da história portuguesa?

Vem isto a propósito de um escritor brasileiro que descobri recentemente e que me apaixonou, não conseguindo parar de o ler.

Josué Montello. 

Este é o eu livro mais emblemático, Os Tambores de São Luís, sobre a escravatura, cuja personagem principal é um negro alforriado é muito culto, em grande conflito interior, por não pertencer a um lado nem ao outro e por não poder ajudar os seus.

Quase tudo se passa no Maranhão, centrado na cidade de São Luís, neste caso aquando da publicação da lei do ventre livre, que dava a liberdade aos que fossem filhos de escravos, não aos pais.

Um outro livro, Noite sobre Alcantara, tem uma ação que decorre na passagem do século XIX para XX.

Se pensarmos que a escravatura só foi abolida no Brasil em 1888, talvez mais no papel do que na realidade, é este o tema recorrente dos romances deste autor.