quarta-feira, agosto 04, 2010

NAUFRÁGIOS





 


 Narro aqui um acontecimento importante que ocorreu há pouco mais de cem anos, a 9 de Agosto de 1906.
O naufrágio do Navio italiano Sirius.

Transportava emigrantes italianos para o Brasil e soçobrou na costa espanhola, alegadamente porque o comandante (que estava a dormir e que foi um dos primeiros a abandonar o navio, sendo preso depois), teve a intenção de embarcar mais emigrantes clandestinos em Espanha, embora a embarcação já estivesse superlotada e sem meios de salvar tanta gente.
Foram dados como mortos 300 emigrantes, como desaparecidos 200 e também morreu o Bispo de São Paulo, no Brasil, entre muitas outras pessoas.
A canção Sirius, que exprime esta tragédia, ficou célebre, mas foi proibida durante a ditadura brasileira. Mesmo assim, a colónia italiana ainda repete uma frase muito bonita:

"Quem não souber por quem rezar, reze por aqueles que estão no mar".
Ou talvez estejam mesmo no fundo do mar, o que talvez seja mais um motivo para rezar por eles.

O vídeo aqui apresentado, muito interessante, mostra fotografias da época, fotografias do actual micro ecossistema marinho em que foram transformados os despojos do navio, ao largo da costa espanhola e ainda a bela canção italiana "Il Sirius"


5 comentários:

Anónimo disse...

Triste eu sou muito ligada ao Mar e ao que diz respeito a navios e embarcações. Lamento pelo Sirus, Titanic, BateoMouch e todos os navios que foram feitos para flotar e agora se encontram nas profundezas dos oceanos levando a vida de inocentes com eles. O Marcílio Dias que Deus tenha.
"O MAR PODE SER UMA FONTE INESGOTÁVEL DE ALIMENTO E VIDA, MAS PODE SER O TUMULO DEFINITIVO DE UM MARUJO." Não me lembro quem falou isso, mas concerteza é alguém que conhece bem o Mar, meu sonho é sentir respingando no meu rosto a maresia e o vento fresco do mar e o gosto da agua salgada. Almirante Tamandaré esteja em Paz e a Todos os NAVEGANTES QUE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES OS CONDUZA A AGUAS CALMAS, COMO JESUS CAMINHOU SOBRE UM MAR TURBULENTO EO FEZ SE AQUIETAR, ENQUANTOS JESUS DORMIA OS SEUS MARUJOS TREMIAM DE MEDO EM MEIO A UMA BORRASCA MARITIMA, JESUS SE PÔS A CIMA DO MAR TURBULENTO E ACALMOU AS AGUAS, E O MAR FICOU CALMO COMO QUANDO DORME UMA CRIANÇA. DEUS OS ABENÇÕE. SAUDAÇÕES LUISA V. ANTUNES DE CRUZ ALTA- RS.

Nadinha disse...

Obrigada pelo seu comentário, Luísa.

Anónimo disse...

De nada Nadinha eu que agradeço pelo espaço de poder estar falando sobre um dos assuntos que eu mais gosto que é o MAR. Como me encanta e me facina o Mar, tu nem imaginas... Muita sorte pra vc e poste sempre mais coisas, dicas: MARINHA, MARCILIO DIAS, ALMIRANTE TAMANDARÉ,REVOLTA DA CHIBATA, O ALMIRANTE NEGRO, TITANIC, BATEOMOUCH, NAUFRÁGIOS E TAMBÉM AVIÕES Q CAIRAM NO MAR. PODE SER? Eu adorei seu blogg e sempre estarei visitando.

Anónimo disse...

qUEM POSTOU ISSO FOI EU A LUISA DE CRUZ ALTA -RS EU ME ESKECI DE COLOCAR MEU NOME NO COMENTARIO!!!!!

Nadinha disse...

Obrigada, Luísa, eu entendi. Volte sempre.