segunda-feira, dezembro 27, 2010

A pior das idades: "Que [o mundo] não se muda já como soía"

Não vou dizer a minha idade, que já partilhei e já despartilhei, por me parecer que a maioria das pessoas não compreende nada a respeito do assunto e fica bloqueada quando se fala no tempo. É vulgar alguém ficar muito surpreendido porque outrem, que não vê há 20 anos, está 20 anos mais velho. E também é frequente alguém, quando ouve falar numa pessoa invulgar, perguntar a idade e responder, seja a idade qual for: isso é próprio das pessoas dessa idade. E assim se resolve a constante dificuldade de entender o mundo e o próximo...
Mas a minha idade é mesmo a pior, pelo menos aqui, em Portugal. Senão, vejamos.
Quando inventaram o Inter-rail, que permitia viajar de comboio a preços irrisórios, a peça "Inter-rail" era para jovens até uma determinada idade, suponhamos que era até aos18 anos. Pois eu tinha 19. 
Mais tarde, era concedido crédito aos jovens para comprarem uma casa, talvez até aos 25 anos de idade. Eu tinha 26. 
Apesar disso, apanhei todas as reformas do ensino, de tal maneira que fui das primeiras pessoas a tirar um curso de Letras sem estudar latim (e talvez mesmo grego), pelo que fui muito criticada no passado, como se tivesse culpa. (Agora já ninguém estuda latim e grego, nem parece sentir a falta dessas línguas mortas, dando-me razão ao ter eu optado por Inglês e Alemão). Mais tarde, ao chegar à Universidade, fiz o primeiro ano de um curso que imediatamente deixou de existir, pelo que tive que passar para outro, no segundo ano.
Revolução Permanente? Perguntarão os meus amigos doutras paragens...
Sim, claro: a maoista Revolução Permanente que temos tido sempre, embora sem nos apercebermos dela.


Mas as minhas atribulações, por ter nascido um ano antes ou um ano depois, ainda não terminaram nem estão quase a terminar e, na verdade, estão quase a começar.


Senão, vejamos.
Vou ser uma das primeiras pessoas a só se poderem reformar aos 65 anos, mais provavelmente 67. As pessoas um pouco mais velhas, reformam-se aos 60.
Na minha profissão, que também não digo qual é, a idade é mesmo muito relevante, pelo que serei a primeira  a experimentar a situação de ter essa idade nesta profissão. Como sempre fui atípica, não será talvez aí que me transformarei numa personagem-tipo... só acho que deve ser esquisito e difícil.
Mas há pior. Um reputado economista fez uma afirmação cabalística na televisão: que quando nós chegarmos aos 65, não vamos ter reforma, porque já não há reforma...
Ninguém percebeu muito bem o que ele quis dizer, mas eu, que estou habituada às reformas, estando sempre um ano atrás ou à frente delas...
Se e quando chegar à reforma, talvez já não haja reforma...
Ou, como dizia Camões: o mundo já não muda como mudava dantes, dito assim por ele:
"Outra mudança [o mundo] faz de mor espanto
  Que não se muda já como soía"

Sem comentários: