terça-feira, junho 26, 2012

Greve de todos os Transportes e a Hipótese de Nero: deixar arder a cidade




As greves dos transportes atingiram um grau de chantagem para o governo e desprezo pelo povo português e pela economia do país, que se torna chocante. É como se os médicos ameaçassem matar os doentes se o ministério não aceitasse as suas reivindicações, ou se os Sapadores Bombeiros ameaçassem deixar arder a cidade, qual Nero, a não ser que lhes aumentassem os ordenados e / ou os dias de descanso.

No Natal, os da CP fizeram greve, por saberem que toda a gente quer ir à terra passar as festas com a família. Se as pessoas não conseguirem fazer isso, ou se  os mais pobres não conseguirem fazer isso, esse argumento será mais um motivo de persuasão. E continuaram assim na Páscoa e no São João.

Agora, no Verão, é a TAP que pretende fazer greve, ameaçando estrangular as nossas receitas com o turismo, numa absoluta indiferença para com a sociedade portuguesa, com a economia, a crise, etc...

São, de facto, sindicatos que têm muito poder e que não olham a meios para atingirem os fins. São trabalhadores que esquecem a sua função de promover e possibilitar a viagem, condenando o cidadão à estagnação, ou à escolha de outros países. Lutando contra a sua vocação.

Sendo os sindicatos entidades políticas, deveriam seguir as regras políticas. Ver o que é melhor para o país, para os viajantes, e também para eles mesmos, sem que seja essa a prioridade. Mas o que se viu, numa recente greve da Carris, em Lisboa, foram piquetes de greve, que não deixavam ninguém trabalhar. O que desculpabiliza o trabalhador comum.

Só por isso, vale a pena ver esta petição, que se compreende, venha ela de quem vier.


Sem comentários: