sábado, dezembro 14, 2019

Ser professora / professor

Não me tornei professora por vocação nem por convicção. Quando os alunos me perguntam, digo a verdade, é claro.
Acho mesmo que nunca teria escolhido esta profissão, pois sou vocacionada para a solidão. O excesso de comunicação que ela implica, com alunos, professores, pais, sempre foi para mim um incómodo. Sempre me impediu de comunicar nas horas vagas, em que prefiro o silêncio.
Agora, neste momento em que os professores são ostracizados, hostilizados, é só agora que me sinto identificada com esta profissão. Como é bom ser ou ter sido a professora preferida de um ou de milhares de alunos! Como é bom ter feito a diferença para um ou para milhares de alunos entre a seca de estar nas aulas ou o acordar alegre por ir ter uma aula com aquela professora! 
Como é bom fazer este trabalho de forma rotineira, sem nem sequer pensar nisso, como se fosse apenas, todos os dias, assinar um ponto e imprimir uns formulários... não é!
Porque pensar em tudo isto é demasiado emocionante, demasiado empolgante para ser rotineiro, mas às vezes, muitas vezes, precisamos da rotina... 
Sobretudo quando, para além desta obrigação, ainda fazemos algo mais. 

Noto que esta profissão existirá, apesar dos políticos e das políticas que desaparecerão para sempre.

Sem comentários: