sábado, dezembro 03, 2016

Os portugueses não dizem bom dia? Sim, dizem. Muito. E de muitas maneiras

Bom dia? Bom dia!!! BOM DIA!!!!!

Um estrangeiro, num site da BBC, elogiou, ou melhor, comentou, com alguns elogios, a vida em Portugal.
Faz uma estranha afirmação: "os portugueses não dizem bom dia".


Ao ler este comentário, ficamos surpreendidos, pois é suposto o bom dia ser obrigatório, parece ue todos dizemos e repetimos bom dia, ainda que nas cidades só a algumas pessoas, mas muito há a dizer sobre este assunto.

Tipo 1 - Existe um bom dia interrogativo, utilizado nas lojas e nas repartições públicas, que significa: "O que é que você quer?"
Como este bom dia não quer dizer bom dia, não é obrigatório, ou não deveria ser obrigatório, responder bom dia.

Sobretudo se não nos apetece estabelecer comunicação com aquela criatura, que disse um bom dia num tom interrogativo agressivo. Às vezes, trata-se de um empregado (ou empregada) que prefere não vender nada, o que lhe dá menos trabalho do que vender alguma coisa. O que se encontra sobretudo aos fins de semana, de gente que faz uns biscates, mas não só. Nesse caso:

- Bom dia?!
- Bom dia. Vende este produto? 
- Não!!!
- Oh, que pena, disseram-me que vendiam aqui essa coisa...  Mas... estou a vê-la... ali!
- Porque é que não disse logo que era aquilo o que queria?!  Eu não adivinho!!!

Tipo 2- Existe um bom dia agressivo, podendo ser às vezes também interrogativo. Este bom dia quer dizer: 

"Você tem obrigação de me dizer bom dia. Porque é que não disse? "

Como este bom dia também não quer dizer bom dia, não é obrigatório responder bom dia.

Exemplo: um dia, entro numa loja das Amoreiras ao sábado. Ao contrário da maioria, esta loja tem uma cadeira para as empregadas, num local elevado, como se fosse um trono.
Entro para ver as carteiras. A rapariga, espapaçada no trono, diz-me de longe um bom dia interrogativo, como quem quer dizer:
- Olhe lá, porque é que não vai a outra loja e não me deixa em paz? Acha que tenho obrigação de a aturar? 

Um bom dia pode querer dizer muita coisa, dependendo do tom. 
Não respondi, claro. Pois aquele bom dia não queria dizer que a rapariga me desejava bom dia. Aliás, raramente quer dizer isso, pelo menos aqui, em Lisboa. 

Como não respondi, a menina repetiu o bom dia, desta vez no tom agressivo e interrogativo de quem Pergunta: 
-Ó sua malcriada! Eu disse bom dia e você não responde? 
Não respondi.
A cachopa repetiu a pergunta várias vezes e cada vez mais alto, passando pela fase de me julgar surda, ultrapassando essa fase, ao ver-me olhar para ela, ao ponto de lhe poder ler os lábios. "Read my Lips".

Finalmente, apriximei-me da criatura e perguntei-lhe, em voz baixa:
- Porque é que você está sempre a dizer bom dia?... 

Voltei no dia seguinte, domingo, pois no fundo, não tinha visto bem as carteiras, com tanto bom dia, bom dia, bom dia.

Estava lá a mesma rapariga, que, obviamente, tinha feito queixa de mim à patroa, ou supervisora, ou lá como é que se diz e tinha sido esclarecida. Levantou-se do pedestal, pela primeira vez desde a véspera, aproximou-se de mim e perguntou, delicadamente:
- Bom dia. Posso ajudar? 
- Olá, bom dia! 
Desta vez, tudo bem. Mas este "Posso Ajudar?" -  também tem muito que se lhe diga. 
Mas isso fica para outro post. 

Americanices! 



Sem comentários: