Este romance, As Altas Montanhas de Portugal, é do mesmo autor de A Vida de Pi, livro que deu origem ao conhecido filme com o mesmo nome.
Altas Montanhas é o que o autor chama a Trás-os-Montes. A ação começa no tempo dos primeiros automóveis e narra a viagem de um dos personagens, viajando de Lisboa a Trás-os-Montes, despertando na população os mais variados sentimentos emoções e reações, mas sobretudo espanto e irritação.
Muito mais tarde, um luso-americano faz a mesma viagem num Chevrolet 4 Cavalos, acompanhado de um chimpanzé que já foi cobaia e que agora é o seu animal de estimação. O chimpanzé também provoca as mais variadas emoções no povo da terra.
O que têm de comum estas duas histórias? Quase nada… há outra história pelo meio, a de um médico que só faz autópsias, mas todos os protagonistas são viúvos recentes e inconsoláveis.
Como fio de união de tudo isto, há uma teoria mística muito estranha, inventada por um antigo padre missionário, que escreveu um diário. E uma imagem de Cristo feita por esse padre, que se encontra na igreja de uma aldeia perdida nas Altas Montanhas.
O autor desta obra, com laivos de absurdo e muito simbólica, é Yann Martel.
Sem comentários:
Enviar um comentário