quinta-feira, julho 11, 2024

Sobre os benefícios da concorrência sobre os taxistas e sobre os políticos

 


Antes de haver os taxis TVDE (Uber e outros) muitos taxistas (não todos, havia alguns ótimos) faziam truques inconcebíveis, davam voltas à cidade para irem daqui ali, pagando nós todas as voltas, houve vários que me disseram que se recusavam a levar “pretos”, etc… Agora há menos taxistas desses e portam-se melhor por causa da concorrência, se os TVDE não fizerem o serviço em condições perdem o emprego.  

Está agora a acontecer o mesmo com os políticos do centrão neoliberal e neocon: só havia dois partidos quase iguais que se revezavam no poder (a direita do PS é diferente da esquerda do PSD?). Ambos faziam o que lhes mandava a Van der Leyen, através dela faziam o que lhes mandava o Biden, através de Biden faziam o que lhes mandavam as sinistras empresas de capital norte-americano, Black Rock, Monsanto e quejandas, capital anónimo e não sujeito a eleições.

Com o surto da extrema-direita na Europa e na América, agora até a extrema-esquerda ganha as eleições. É claro que eu preferia que fosse a extrema-esquerda a revolucionar tudo, mas a extrema-esquerda prefere medidas simbólicas que não custam dinheiro: eutanásia, casamento gay, etc.. completamente alheada (alienada) da realidade do cidadão comum, que corre o risco de ficar na miséria e talvez sem abrigo porque ganha pouco e tudo está muito caro, mas que, mesmo assim, não pretende suicidar-se nem mudar de sexo.

Uma minha amiga que está a ser vítima de grande injustiça por parte de uma instituição, escreveu para todos os grupos parlamentares da Assembleia da República e disse-me: adivinhe qual é que me respondeu logo e que me prometeu logo resolver o problema! Adivinhei imediatamente, claro! (Foram os taxistas da Uber.) Adivinhem vocês também! 

No caso das gémeas foi diferente… mas a minha amiga não é amiga do “meu filho, o Doutor Pedro”, ou lá como se chama… e não pede quatro milhões, apenas pede algo muito simples e que não custa dinheiro, mas que é muito importante para ela.

(Foto retirada da Internet).

Sem comentários: