terça-feira, setembro 05, 2006

Pois, como dizia...

Interesso-me às vezes pelas reminiscências pagãs do catolicismo, que são muitas, toleradas às vezes e mesmo incentivadas pelo clero católico, como é o caso da Iemanjá (vide meu outro blogue). De facto, Iemanjá é a Nossa Senhora dos Navegantes, com direito a missa e isso tudo, no dia da deusa.
Isto agora passa-se em Portugal, em Miramar, perto do Porto. É a capela do Senhor da Pedra.
Já existia como templo pagão antes do Cristianismo, devido à sua situação privilegiada em relação às pedras sagradas dos cultos antigos, como se verá nas fotos aqui mostradas.
Curiosamente, o paganismo mantém-se até hoje, nas práticas mágicas do que é designado por “amarração”.
Nos pilares da balaustrada, os bruxos e as bruxas amarram cordas e arames e o que mais inventem. Ao fazerem isso, de um lado fica o espírito do outro mundo que anda aqui a empecer e do outro fica o Senhor da Pedra, que, a pedido, enviará o espírito, “desterrado” ou mesmo “requintado” para o mar coalhado.
Se alguém me souber dar informações sobre esse mar, agradeço.






É claro que também podem amarrar para sempre um homem a uma mulher, muito mais raramente uma mulher a um homem (vejamos a história! (económica!)).
Como em muitos outros lugares do género, são também amarradas e sacrificadas galinhas.
Estas são mortas, para desempenharem o papel de psicopompo, ou seja, condutor das almas para o outro mundo, função que partilham com os cães.
Esta tradição também é muito comum na Bahia, como se constatará facilmente.
(Ver a propósito o Dicionário de Símbolos).
Vocês alguma vez imaginaram que este humilde e parvo bicho pudesse ser tão esperto?
Oh! Como o mundo é diverso e vário!

1 comentário:

chumani disse...

este é um tema fantástico! continuo a achar que Portugal é essencialmente um país pagão (embora agora ande a armar-se em materialista-consumista:)