segunda-feira, julho 14, 2008

Jardim. Ah ah ah!

- Qual é a sua terra?
- Bulgária.
- Gosta de estar aqui?
- Gosta muito. Portugal gosta muito. Vou ficar aqui para sempre!
- Gosta deste calor?
- Gosta muito deste calor. Muito, muito. Que bom.
- Na Bulgária está mais frio...
- Eu vive aqui há sete anos. Não sabe falar porque não tem tempo para falar.
Fui à Bulgária. Ui que frio! Nunca mais cá venho.
- E quando veio para cá, foi fácil arranjar emprego?
- Não. Difícil. Difícil. Muito difícil... eu não sabia falar.
- Como foi?
- Eu vim só com uma mochilinha com roupa e com uma desta (aponta para os chinelos).
Só vim ver se gosta da terra.
- E depois?
- Pessoas boas ajudam imigrantes. Em Santa Apolónia dão comida e roupa. Tem comida e roupa, não precisa mais nada. Eu fiquei.
- Comida, roupa e cama...
- Cama não Ah ah!
- Cama não?
- Cama não. Ah ah ah!
- Então onde dormia?
- Jardim. Ah ah ah ah!
- Você dormia no jardim? Uma mulher sozinha a dormir no jardim? Aqui em Lisboa?!
- Sim. Senhora boa parou carro, abriu o porta e fez sinal para eu entrar, assim.
- Você entrou?
- Não. Eu aponta para eu e diz: Cheira mal. Chuja.
- E a senhora boa?
- Senhora boa abriu porta e diz: entra. E eu pensa: onde me quer levar esta mulher?
- E aonde foram?
- A casa dela. Deu-me banho. Lavou-me os dentes. Fez gesto - trabalhar. Eu apontei boca: não sabe falar. Senhora fez gesto assim (passar a ferro). Eu diz: sim.
- Ficou a viver em casa dela?
- Eu disse: não quero viver na tua casa. Senhora boa apresentou-me mulher da Bulgária. E ela disse: ficas aqui. Não tens dinheiro, não pagas. Trabalhas, passas a ferro, ganhas dinheiro. Pagas.
- Há aqui pouca gente da Bulgária.
- Cinquenta mil. Agora há menos.
- Foram-se embora.
- Agora Portugal tudo caro. Eu não. Trabalha muito. Hoje lavei restaurante. Amanhã Domingo trabalha. Ganha bem. Vive bem. Fica em Portugal para sempre. Minha terra.

Sem comentários: