segunda-feira, agosto 03, 2009

Zu

- Olá! Como é que você se chama?
- .............
- O seu nome normal, quero dizer.
- Zu.
- Olá Zu.
- Olá. O que é que tu queres?
- Não quero nada, só estou a ver.
- Não queres nada? Para que é que vieste aqui?
- Para ver. Pode ser que escolha alguma coisa, depois.
- Essa tem uma tampa. Tira-se assim. Tem os dedos assim. Quer dizer que tem os olhos fechados assim.
- Ai sim? Pensei que era o Buda.
- Não, é uma chinesa.
- Ah! Uma deusa...
- Se ela tivesse os dedos assim, queria dizer que tinha os olhos abertos. Assim.
- Em que ano é que você anda a estudar?
- Na escola primária!
- Está a correr bem?
- A escola corre muito mal. Muito mal!
- Ai sim? Mas você fala bem português...
- Eu falo português mal.
- Porque é que a escola corre mal?
- Eu vomito a escola.
- Ai sim? E que mais?
- Dói barriga. Muiiiito! Assim. Aqui. Dói muito!
- Zu, você tem medo da sua professora?
- Eu tenho medo. Muiiiiiito! Eu tenho medo da professora. Muiiiiiito!
- Zu, então é por isso que lhe dói a barriga. E que vomita. É por ter muito medo da sua professora.
- Não!
- Sim!
- Porquê?
- Quando a gente tem muito medo, dói a barriga.
- E vomita?
- Se tiver muito medo, vomita.
- Ah!
- Zu, porque é que você tem tanto medo da sua professora?
- Ela bate. Ela levanta a saia e bate com a régua. Muito!
- Ah! Ela bate em todas as raparigas?
- Não. Só bate quando se portam mal.
- Ó Zu! Você porta-se mal?!!!
- Só às vezes.
- Às vezes o que é que você faz?
- Às vezes eu vomito a escola. E às vezes eu falo português mal.

Terra Imunda! Até enjoa andar aqui.

- Zu, qual é a sua escola?
- Alcântara.
- A sua mãe tem de ir falar com a sua professora. Tem de lhe dizer que não lhe bata. Ou mudá-la de escola. Diga-lhe isso, porque a sua mãe não percebe o que eu lhe digo. E para o ano vai correr bem, a escola.

[Escrito e postado dois anos depois, Setembro de 2011]: Não comprei nada. Procurei dar alguma coisa, mas não creio ter dado nada.
A Zu voltou para a China, foi viver com os avós. E como pode ser difícil, mesmo impossível, a educação na China! Agora a mãe já fala português e explica-me isto. Não se dava aqui em Portugal...

Qual terá sido a  avaliação desta professora, que espancava a Zu por, alegadamente, não falar corretamente português?? Imagino que boa, até deve ser mesmo a diretora! Com a tradição de autoritarismo que temos tido...

Sem comentários: