segunda-feira, setembro 21, 2009

Pragmática política



Sejamos pragmáticos: a verdade é que ninguém deseja que a Manuela Ferreira Leite seja primeira-ministra. Mas o Sócrates muito menos. Como não existem outras hipóteses...

Vejamos:
Os comentadores fazem eco da seguinte pergunta: a qual dos dois compraria você um carro em segunda-mão, sem receio de estar a ser enganado? A resposta, óbvia, é:
- À Manuela Ferreira Leite .

Caro amigo(a): você dá menos importância ao seu país, Portugal, que sempre foi mal conduzido, do que a um carro em segunda-mão? Então não há solução possível para esta terra!

Mas vejamos:
Se a senhora ganhar, Sócrates é substituído pelo actual presidente da câmara de Lisboa, ao qual todos compraríamos o carro em 2ª mão. Daqui por dois anos cai o governo minoritário da senhora e talvez ganhe esse novo PS, ou um novo PSD, Bloco, seja o que for.

A JSD fez uma campanha, há quatro anos, perguntando, num cartaz com a cara de Sócrates: você conhece-o? Pois agora conhecemo-lo bem e não lhe compraríamos um carro em segunda mão e ainda há bem pouco tempo se dizia que ia ganhar com maioria absoluta. Dias antes de ter tido uma derrota estrondosa? Porque é que estas coisas só lhe acontecem a ele?

Também há quatro anos decidi ir passar uns dias tranquilos à beira-mar, acompanhada por uma amiga. A amiga azucrinou-me a cabeça contra Sócrates, porque conhecia uns que o conheciam bem e disse-me logo o que ia acontecer. Fiquei irritadíssima porque gosto de desligar destas coisas e ela não desligava um segundo, mas mais tarde dei-lhe razão.

A galinha que ilustra este post refere-se ao seguinte: meia dúzia de ovos atirados por estudantes de Fafe "à cara" da ministra e mais uns tantos em Lisboa à equipe ministerial, conseguiram o que não conseguiu uma manifestação de 400 mil professores. Eles não vão às escolas em tempo de aulas, nem para inaugurar as muitas obras que foram feitas, porque têm medo dos alunos, que tanto e tão mal protegem, com um inaudito facilitismo.

Chegam ao ponto de fazer inaugurações ao sábado, quando não há alunos, excepto nas escolas dos pequeninos.

Uma ministra que tem medo dos estudantes, com razão para ter, pode governar? Disse-se na altura que era horrível isto acontecer, mas não se elogia os estudantes franceses do Maio de 68, que fizeram muito mais e muito pior? E os estudantes são parvos?
Para eles o rosto da educação é o rosto dos profesores e não a cara de quem os trata por "professorzecos".
Abençoada meia-dúzia de ovos, mais eloquente que qualquer tratado de pedagogia e didáctica.


Temos tido uma ministra da educação que pede a uma criança pequena, analfabeta, que escreva qualquer coisa. A criança responde que não sabe escrever.
- Então dita-me as letras, que eu escrevo.
(Isto viu-se na televisão.)
Claro! Só estava a confundir as crianças com as pessoas de idade que sabem escrever mas não escrevem porque vêem mal. É parecido.

Recentemente, as organizações independentes de profesores fizeram uma manifestação em que disseram:
- Se Sócrates se candidatar ao governo do Inferno, nós votamos no Diabo!
Eu também. Tinha pensado votar no Bloco de Esquerda, mas parece que eles se preparam para viabilizar um governo PS minoritário...
Que resta? CDU, PSD e os partidos pequenininhos. Mas é melhor votar num destes maiores, senão os votos perdem-se. O CDS também pode viabilizar um governo PS.

Sem comentários: