sábado, agosto 07, 2010

Romance de Salvador Dali

Como eu não sabia, muitos não devem saber que Salvador Dali escreveu um romance. Um único, relativamente autobiográfico, ou pelo menos baseado nas pessoas e ambientes que conheceu.
Intitula-se "Visages Cachés" e retrata a alta sociedade parisiense, na parte que li até ao momento, durante a ascensão de Hitler e em vésperas de a França entrar em guerra.
O principal problema das personagens é o tédio, até mesmo a guerra é bem vinda como variação. São pessoas hipócritas, cínicas, decadentes, como o título indica, mostrandoa máscara em vez do rosto e sem saber já qual é o rosto ou se têm algum, extremamente artificiais, mas amando, por isso mesmo, a naturalidade e espontaneidade de alguns poucos, sobretudo dos que não pertencem ao meio.

Como qualidade principal desta obra um pouquinho monótona, a profusão de descrições muito artísticas, nada surrealistas mas apontando para as artes visuais, sendo também notável a observação perspicaz do comportamento feminino, até no modo que têm as mulheres de se relacionarem e de sentirem entre si, sem a presença dos homens, que poucos homens terão a oportunidade de conhecer.
Embora acusado de narcisismo, Dali compreende e parece amar as mulheres

Sem comentários: