quinta-feira, março 23, 2017

Há quem lhe chame o Santo Detestável, mas é uma freguesia de Lisboa. Por acaso, é a minha...



Querido Daniel: vou contar-lhe uma coisa. Tinha eu poucos anos, ou mesmo nenhuns, aparece na minha terra uma comitiva com uma procissão. 

Não me lembro dos pormenores, pois era pequenina. Lembro-me muito bem disto: a minha mãe levou-me pela mão ver uma coisa sinistra, que eram uns ossitos do santo condestável alegadamente em peregrinação pelo pais. 

Espantada da minha vida, pergunto algo assim: Santo?! Então os santos têm ossos como as galinhas? 

Muitos anos depois, um dia sem exemplo fez-me lembrar dessa campanha, totalmente esquecida . Eu e a minha irmã sabíamos de cor as letras e as músicas e começamos a cantar desalmadamente estas canções. 

Vou ver se as encontro.

Sem comentários: