quarta-feira, setembro 17, 2008

Vigarice

Já me tinham avisado, mas é claro que eu não acreditei.
Disseram-me que quando pedimos o orçamento para uma obra em casa e depois mandamos acrescentar algum extra, por pequeno que seja, o preço aumenta logo para o dobro. E as pessoas pagam.

Embora eu não tenha acreditado, a amiga que me disse isto só se enganou em duas coisas:
1º- o preço aumentou, não para o dobro mas sim para o triplo, por uma coisita de nada que pedi.
2º- É claro que não paguei.

Hoje, finalmente, entendi-me com o empreiteiro, pagando cerca de metade do que me pediu.
Ficámos tão felizes e amigos para sempre, que o senhor até fez questão de que eu fosse ver uma remodelação que fez numa casa vizinha, e eu fui. Estava realmente muito bonita.

Só não entendo por que razão as pessoas pagam tudo o que lhes pedem...
Parecia aqueles vendedores que vi em Marrocos e na Tunísia: pedem uma exorbitância e ficam muito felizes com pouco... mas desses eu tenho pena, porque são pobres e às vezes dou mesmo o que pedem.
Só não tive pena de um taxista em Casablanca que me pediu 100 euros para ir da zona do porto em que estava o navio até ao centro da cidade, num carro completamente desconjuntado. Eram uns 2 minutos de caminho e aceitou fazê-lo por 5 Euros.
Convenhamos: aqui em Lisboa não custava mais de 3 e a vida lá não é tão cara.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que conseguiu resolver o assunto amigavelmente. Essas coisas são tão desagradáveis e tão maçadoras!
E em Marrocos, não me lembro em que cidade(nem é importante), um taxista pediu-me os tais 5 euros. No final da "corrida", dei-lhe 10 euros e pedi o troco. Respondeu-me que não tinha...Consegui arrancar-lhe a nota da mão e ele teve que encontrar, sabe Deus onde, o troco, porque a "marroquina" seria eu!
Sei que, em Marrocos, há uma cultura do "negócio", discutir preços...mas, em qualquer parte do mundo, este tipo de comportamento é Vigarice!!!