Todas as terras julgam chamar-se A Terra. Todas as terras são, para quem mora nelas, o Umbigo do Mundo. Sempre que desembarquei em terra, depois de ter navegado pelos mar, senti que a terra era imunda. E enjoei.
sábado, março 19, 2011
"Metade" da Terra está em festa, a celebrar a lua cheia
Damos alguma importância, neste momento, a um evento que foi noticiado pelos media, o facto de a lua cheia estar hoje particularmente brilhante. Se os media não dissessem, nós nem reparávamos.
Por todo o Oriente e também entre adeptos de religiões orientais no Ocidente, celebra-se hoje o festival de Gaura Purnima ou "Holy Festival", uma festa importantíssima, que pode durar muitos dias, em que não se trabalha.
Celebra a lenda de um príncipe, adepto de Vishnu, da mitologia Hindu. Outros celebram o dia de um Guru mais recente.
Quanto ao Príncipe, trata-se duma história semelhante às das mártires do princípio do Cristianismo.
O pai, que era rei, mandou matar o filho por ser adepto de Vishnu, mas todas as tentativas falharam, pois o príncipe Prahlad não morria... então a madrasta Holika, que era imune ao fogo, desafiou-o a sentar-se com ela sobre uma enorme fogueira. Prahlad aceitou o desafio, mas a madrasta morreu queimada e ele sobreviveu sem um arranhão.
As pessoas cantam e jejuam durante todo o dia e começam a comer e a celebrar com o nascimento da Lua, que é sempre especial nesta época, a última lua-cheia do Inverno.
Na véspera há fogos de artífício, para recordar o episódio da fogueira.
Durante a festa, as pessoas atiram umas às outras com tintas de cores garridas. Nestes dias não consideram as diferenças de casta nem de estatuto.
Encontrei a referência a estes factos já no ano passado, através de amigos virtuais indianos e nepaleses, que enviam mensagens de felicitações a todos, como fazemos no Natal. Não encontrei nenhuma informação em português e, como nem todos sabem inglês, o blogue dará um contributo para os que desejarem inteirar-se.
Este post está em construção, aceitam-se informações e imagens.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário