terça-feira, outubro 25, 2016

Professores e alunos

A minha amiga Marina disse-me ontem algo que me impressionou e que já repeti a todo o mundo: A profissão de professor / a é uma das poucas (eu diria que é a única) em que, quando estamos a trabalhar, há sempre vários, às vezes muitos, a boicotarem o nosso trabalho. 
E dá um exemplo: imaginem uma secretária que está a escrever no computador. Um mexe nas teclas, outro tira o cabo do rato, outro faz-lhe cócegas, outro faz-lhe tombar a cadeira em que está sentada. E apesar de tudo isto ela lá vai fazendo o seu trabalho. Não tão bem como o faria se o pudesse fazer em paz.
Sim, esta é a miserável condição do professor na atualidade, pior do que há 5 ou 10 ou 20 anos. Só foi pior no PREC.
Aliás, esta é uma consequência do PREC: ao pôr em causa a autoridade de forma bacoca, retirou autoridade àqueles que não podem deixar de a ter.
E assim vamos, pois ninguém se atreveu, até agora, a alterar isto.
Aliás, quem é que neste país se preocupa com a educação? 
Até os professores e os seus representantes aguentam calados, de modo masoquista e envergonhado, este contínuo boicote... e nem falemos dos pais.

Comparamo-nos com a Finlândia? Comparemo-nos com o que nós pensaríamos sobre o assunto, se nos déssemos ao trabalho de pensar.
Estou convencida que a maravilhosa educação da Finlândia é mais um mito urbano. É fácil que pareça maravilhoso aquilo que é falso.

Sem comentários: