segunda-feira, março 18, 2019

Diminuição dos passes sociais, medida eleitoralista? Uma das raras medidas da esquerda

É provavelmente uma medida eleitoralista, porque a democracia só funciona em tempo de eleições. Mas criticá-la por ser eleitoralista, como já foi feito, é de um grande cinismo. É considerar que se pode ganhar eleições com muito menos, gastando pouco nas medidas e muito na campanha eleitoral...

Pessoas que vivem nos arrabaldes das grandes cidades têm de fazer, todos dias, uma viagem que outros só fazem em fins de semana prolongados, dormindo no destino e regressando mais tarde. essas pessoas utilizam diferentes meios de transporte, três, nalguns casos, perdem horas nestas viagens, que são tempo perdido para elas mesmas e para as famílias. E chegam a pagar 140 Euros por mês, para cada pessoa. 
Para quem vive na província, um viagem tão grande como a que estas pessoas fazem todos os dias, ida e volta para trabalhar, seria caso para grande planeamento, comprar os bilhetes com muita antecedência, adiar várias vezes, etc.
Esta é uma das raras medidas da esquerda que algum governo já tomou, sem esquecer aquelas que não custam dinheiro, como algumas anteriores, fragrantes, mas quase gratuitas, como o casamento dos homossexuais.

Afinal, tal como muitos heterossexuais, poucos são os homossexuais que querem casar...

Medidas destas já as houve, da parte do PS, mas o enorme desconto dos passes sociais também favorece as minorias, ao favorecer todos.

É uma medida verdadeiramente democrática, que deveria ser imitada por outros partidos, outros governos, outras câmaras.

Os outros políticos não entendem esse tipo de coisas, pois nenhum deles seria capaz de usar um transporte público.

Sem comentários: