terça-feira, março 19, 2019

Dinheiro, falta de dinheiro, prazer, culpa, hedonismo, ou o que quiserdes

Indo ontem ao Centro Comercial Amoreiras, em Lisboa, fui tomar a um café ao Café Central, não que goste muito do sítio, mas porque uma vez perdi lá um telemóvel Samsung novo em folha e devolveram-mo. Penso nisso sempre que indecido qual café ou sítio preferir, portanto decido ir lá, poucas pessoas me deram tanto sem pedir nada... Estava eu lá ontem tranquilamente, quando uma senhora, e podem crer que eu sei muito bem o que é uma senhora, quero dizer, uma tia, o que é e o que não é uma tia (eu não sou mesmo nada uma tia) meteu conversa comigo. Teve 33 abortos , mas finalmente saiu um filho, agora ia buscar os netos ao Liceu Francês onde andam os filhos da Madona e depois levava-os ao Sr. General (aqui fazia uma pausa como se batesse a pala). Sr. General, o outro avô, ia dar-lhes explicações de matemática. Não, não conheciam os filhos da Madonna, eles já se foram embora e só andavam lá porque a Madona é francesa, não é?! Disse então o preço das propinas do Liceu Francês e o preço da sua casa, uma habitação de luxo, onde é vizinha da Ana Gomes, e eu disse à Ana Gomes, Ó Ana Gomes! Todos os preços me pareceram muito exorbitantes, imensos, absurdos … Estava eu tranquilamente a ler o jornal em papel, tinha escolhido o Jornal I, achei interessante a conversa, mas talvez demasiado impositiva e absorvente, eu fico muito feliz por poder pagar coisas caras, mas quase me sinto culpada por outros passarem fome, não em Portugal, julgo eu, entretanto a senhora pediu ao empregado chocolates grátis para o neto e um grande copo de vinho para ela, perguntando-me se era servida, não era servida, gosto muito de vinho, mas também gosto de chá r de café. A história continuou, o senhor general e a casa da Ana Gomes e o filho que só não era o gerente da General Eletrics porque não queria separar-se da mãe, se fosse gerente da General Eletrics tinha de ir para a América e eu não me posso separar da minha querida mãe… E finalmente percebi, pois dizia ela: a minha mãe e a minha irmã sofrem de Alzheimer… porque é que os médicos não descobrem a cura do Alzheimer? Se a mãe e a irmã têm Alzheimer, a senhora também irá ter, provavelmente, ela não o disse, mas tenho conhecido outros casos assim... Os médicos já deviam ter descoberto a cura, eu até já escrevi para… e o meu advogado também .... Sim, o sofrimento não depende assim muito do dinheiro que se tem… ou será que depende?

Sem comentários: