domingo, junho 12, 2022

Camões, Santo António e tudo…

 



“Se não os podes vencer, junta-te a eles” diz o ditado. Estes nossos provérbios têm a ver com as nossas conquistas ultramarinas, colonização, emigração, que sei eu? Para além dos provérbios que são comuns a todos os europeus e dos aforismos, que são citações de autores famosos e que se confundem com estes. 
No meu caso ”vertente”, depois de passar três noites sem conseguir dormir em condições por causa do barulho das festas dos santos populares, como não gosto de dormir de dia, nem de pôr tampões nos ouvidos, hoje vou juntar-me a eles… Viva o Santo António! 
Uma das experiências espirituais mais bonitas que tive na vida passou-se, não na linda capela do Santo António de Lisboa, mas em Pádua, junto do túmulo de Santo António de Pádua, na catedral imensa como mesmo nome. 
Por cima do túmulo e embora eu não tenha conseguido vê-la, está, segundo dizem, a língua incorrupta de Santo António. De tanto pregar bem, a sua língua ficou assim… segundo dizem. As experiências espirituais não escolhem hora nem data, são momentos que podem acontecer na floresta da Amazónia ou em qualquer outro lugar.
Em Lisboa só temos um ossito do dedo, como relíquia de Santo António 🙂  ou talvez dois, a Câmara de Lisboa ainda não se lembrou de instituir esta capela como turismo religioso… 
Nada disto tem a ver com o facto de eu não ter dormido nada de jeito desde quinta à noite, mas não é todos os anos que o dia de Camões é à sexta e o dia de Santo António é à segunda!!!
Só falta o dia de Cristiano Ronaldo, talvez a 14 ou 15 de junho…

Sem comentários: