sábado, julho 09, 2022

Exames, rankings e tudo o mais



 Eu corrigia exames de português do 12º ano todos os anos, ia sempre buscá-los ao mesmo sítio e recebi muitos elogios nesse sítio, por exemplo, se em todas as escolas me destacavam para o 12º ano é porque eu era muito boa e se aquele sítio de correções me chamava sempre para corrigir, é porque eu era uma ótima corretora, etc. 

Apesar disto ou por isto, eu sempre achei que as notas dos exames de português são quase aleatórias, cada professor dá uma nota diferente, embora isto tenha melhorado um pouco. Não muito. O erro está na prova, por ser demasiado subjectiva e nos programas, que são parvos, etc. 

Um dia telefonaram-me do sítio dos exames para ir lá ter uma conversa. A conversa era que eu tinha corrigido tudo mal, tinha dado até mais sete valores ou menos sete do que o normal. Tinham corrigido tudo de novo, alteraram as minhas notas todas, etc. (Fazem isto quando a média de um professor se afasta muito da média de todos, o que pode acontecer só porque a escola que corrigiu tem bons alunos). Fiquei péssima com esta conversa e deram-me mais exames para corrigir, da segunda chamada. Então corrigi tudo mal e querem que corrija mais? Claro. Corrigiu mal porque estava muito cansada, mas você é muito boa e agora vai corrigir bem porque já descansou. O exame é de poesia, os alunos não percebem nada de poesia, não dê notas muito altas. Quando cheguei a casa constatei que tinha 60 exames para corrigir, o dobro dos outros todos, que levaram apenas 30. Porque não estavam muito cansados nem tinham corrigido tudo mal. 

Por esses dias li uma notícia no Expresso que até recortei e guardei. Tinha acontecido( no Pedro Nunes, mas também havia queixas de outras escolas: alunos com médias de 17 e 18 tinham tido 10 ou 11 no exame. Pediram as cópias das provas para reclamar da nota e constataram que uma primeira corretora, eu, lhes tinha dado exatamente 17 e 18, ou 19, mas uma segunda corretora tinha alterado estas notas todas para 10 e 11… 

Depois destes episódios, mudaram tudo: ou seja, deixou de ser possível ver a primeira nota e as assinaturas dos corretores.

Isto passou-se há uns 10 ou 15 anos e eu já não sou professora, mas não creio que algo tenha mudado desde então, a não ser esses detalhes de ocultar alguns dados da correção. 

Assim vai este país…

Sem comentários: