Belo outono. Folhas de tília e de gingko-biloba. Jardim de Campo de Ourique
Todas as terras julgam chamar-se A Terra. Todas as terras são, para quem mora nelas, o Umbigo do Mundo. Sempre que desembarquei em terra, depois de ter navegado pelos mar, senti que a terra era imunda. E enjoei.
domingo, dezembro 11, 2022
sexta-feira, dezembro 09, 2022
Pacto de bandoleiros: Amizade e cunhas, corrupção e etc.
Num país em que quase tudo se consegue, ou com enorme esforço e sacrifício, ou por cunha, como poderemos entender a amizade?
Tem mais amigos quem tem mais cunhas? Amizade eterna? A amizade é leve como a leveza do ser? A amizade começa hoje e acaba amanhã, mas é gira e agradável enquanto dura? Uma amizade, pacto de bandoleiros?
Mas estes assuntos nunca se discutem entre nós, são tabu, claro.
O grandes silêncio de Deus
Há uns anos, o Papa Bento XVI, em Auschwitz, interpelou Deus, publicamente, perguntando-lhe a razão do seu silêncio. Foi um momento grande, protagonizado por um homem grande.
Ontem, no dia da Imaculada Conceição, o Papa Francisco, orando publicamente, disse à Nossa Senhora que neste dia esperava poder agradecer-lhe a paz na Ucrânia. Depois de dizer isto, desatou a chorar convulsivamente. Foi outro momento grande, protagonizado por um grande homem.
Parece que a resposta silenciosa de Deus é que nos deu o livre arbítrio e que não Lhe devemos pedir a paz, porque nos compete a nós fazê-la.
O Papa Francisco disse várias vezes que está não é uma guerra entre os bons e os maus, como se fosse uma história da carochinha, nem esta visão simplória do mundo e da vida pode conduzir à paz.