terça-feira, novembro 06, 2007

Senhor Saramago

Será possível que o Senhor Saramago esteja à espera que o Senhor Cavaco Silva lhe peça desculpa por não concordar com ele??????? Isto foi notícia de primeira página dos jornais, resultado de uma entrevista televisiva que não perderei tempo a ver.

Ele há cousas!

Todos os anos há alguém que ganha o prémio Nobel da Literatura, mas poucos prémios Nobel foram tão pedinchados e tão chorados como o do Senhor Saramago.
Valendo-se da sua fama internacional, talvez mundial, Mário Soares fartou-se de proclamar aos quatro ventos que era uma vergonha nunca ter havido um prémio Nobel da Literatura para um escritor de língua portuguesa. E acabaram por nos dar um...
Muitos anos volvidos, continua a ser uma vergonha só terem dado um único prémio para a língua portuguesa! Há muitos outros escritores portugueses e brasileiros que o merecem ou mereceram e só cito dois exemplos: Fernando Pessoa e Jorge Amado. E há outros dos PALOP que o merecem por razões políticas.
Em vez disso e inacreditavelmente, este prémio foi ganho (por razões políticas) por pessoas tão desapropriadas como por exemplo Winston Churchil, pelas suas por suas memórias de guerra . Não acreditam? Então investiguem.
a actual vencerdora, Doris Lessing, algum de vocês gosta dos livros dela? Ando a ler um e acho que temos muito disso...
Mas é natural que quem ganhou o Prémio Nobel não tenha qualquer sentido crítico a respeito do assunto... mesmo se era hipercrítico antes de o ter ganho...
Depois de tudo o que os portugueses fizeram, da importância que tiveram na descoberta do mundo, do que lutaram para se verem livres do domínio político espanhol, que disparate dizer que deveríamos voltar a juntar-nos a Espanha. E já agora, não poderemos também reanexar Angola e o Brasil?

Sem comentários: