sábado, maio 09, 2009

De como vender livros e papel

Ando a ler um livro que comprei na estação dos correios e que comecei a ler enquanto esperava. Boa ideia, esta de vender livros nos correios e até mais baratos!
Chama-se A Pirata e o autor é o americano Hugo Gerstl, que vende livros por uma pá velha.
Interessou-me o tema da mulher pirata, que também tem inspirado outros autores e até filmes, como um dos meus favoritos, neste caso uma pirata chinesa, sendo o filme italiano: "Cantando por detrás das cortinas".
Neste caso, a pirata existiu mesmo, foi um daqueles corsários que os ingleses consideraram heróis por terem andado a roubar para eles aos portugueses, espanhóis, franceses e quejandos. Chamou-se Grace O'Malley ou Granuaille e era irlandesa. Pode ver-se na Internet a sua biografia.
A heroína já era rica antes de andar a roubar, o que faz por vocação, mas é muito favorecida pelo autor, muito simpática, etc.
Agora espantem-se: a certa altura ficou desfigurada por ter sido atingida na cara. Meteu-se em casa com uma depressão e engordou muito (o que era um problema naquele tempo, claro). Mas o pai encontrou a solução: trouxe-a a Portugal, onde o Dr. António Manso Pinheiro e a enfermeira Maria Correia lhe fizeram uma operação plástica, com anestesia geral, claro. Substituíram-lhe a pele da cara por outra de outro sítio e ela ficou ainda mais bonita do que era antes. E feliz. Fez uma dieta e exercício e já foi para a terra dela com umas roupas vermelhas que se usavam aqui, como aquelas dos ranchos folclóricos.
Quando, mais tarde, o marido teve um cancro, o mesmo médico e os netos operaram-no e extraíram o tumor com anestesia geral, o que fez com que ele vivesse mais uns anos largos.
É porreiro ler um livro assim, em que é tudo tão moderno, apesar de se situar no SEC. XVI.
E a pirata adora Portugal, o que é simpático da parte dela.

Sem comentários: