domingo, janeiro 06, 2013

Violações em Nova Delhi e Protestos

Ainda não falei aqui deste caso. É fácil de entender. Tenho defendido sempre a condição feminina, mas a Europa está a anos-luz desta situação. Este blogue pretende protestar de forma construtiva e intervir... aqui.

Refiro agora o caso, para dizer que a Europa, com milhões de erros cometidos no passado em relação à mulher, mas não no presente e pioneira nesse aspeto, deverá defender, ou ajudar a defender, aquelas que ainda vivem esta desoladora situação.

A Índia, lugar que nos parece mítico, por várias razões, que está a evoluir no sentido de se modernizar... 

A literatura indiana atual denuncia esta situação recorrente: uma percentagem significativa está arreigada a leis obsoletas e mesmo ridículas, enquanto outros se modernizam, talvez excessivamente. O convívio da modernidade com o arcaísmo faz-se da forma menos razoável.

Pelo que conheço, poderia dar este exemplo, para ilustrar a ideia: as vacas sagradas a comerem o lixo nas ruas, exatamente na capital, Nova Delhi. E qual é o lixo? Não há muito que seja de comer, claro. Há embalagens de shampoo Sunsilk, de sabonetes Palmolive, de tampões O.B. ... 

É impressionante. Vendem-se batatas fritas Lays, mas fora de prazo... Tampões o.b., em embalagens sujíssimas, sejam compradas nas farmácias ou nas mercearias... não menos sujas nas farmácias do que nas mercearias...

O pai da jovem violada decide divulgar a identidade da filha, embora a lei proteja os violadores e esconda as vítimas, como se vê aqui:

"A legislação indiana proíbe, regra geral, a identificação de vítimas de crimes sexuais, afirma a agência Reuters."  CLICAR para ler mais.

Foi esta uma imagem da Índia que eu não quis dar, no diário que fiz da viagem. Talvez por ser óbvia.

Que podemos fazer?: talvez muito. Talvez constatar que muito está a mudar na Índia e no mundo. Talvez por influência da nossa cultura democrática...
Talvez agir.

Sem comentários: