segunda-feira, janeiro 09, 2006

Concurso de Beleza

Os pescadores da Terra Nova ( e outros) queixam-se dos ambientalistas, que não protegem o bacalhau (e outros bichos) por não serem bichos bonitos. Pelo menos, é esse o argumento, que não me parece descabido de todo. Realmente, eu gosto mais das borboletas do que dos tubarões…
E então depois eu pensei assim, oh!:
Nós podíamos fazer aqui, na blogosfera, um concurso para eleger os peixes mais bonitos!Aceitam-se propostas para os Top 10 (em português, Tope Tene)!!!!!!! Oh!!!!!!!!
Eu sou a favor do polvo : Vejam o que diz o Padre António Vieira sobre o assunto!


"Mas já que estamos nas covas do mar, antes que saiamos delas, temos lá o irmão polvo, contra o qual têm suas queixas, e grandes, não menos que S. Basílio e Santo Ambrósio. O polvo com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão. E debaixo desta aparência tão modesta, ou desta hipocrisia tão santa, testemunham constantemente os dois grandes Doutores da Igreja latina e grega, que o dito polvo é o maior traidor do mar. Consiste esta traição do polvo primeiramente em se vestir ou pintar das mesmas cores de todas aquelas cores a que está pegado. "

"Sermão de santo António aos Peixes", Padre António Vieira.

Ora, coitado do tio polvo, filhihos! Esta “ hipocrisia tão santa”?????

Sem comentários: