quinta-feira, maio 19, 2011

Quando sairá o filme americano sobre Strauss Kahn? E o francês? E o português?

Para quando o filme americano do Dominique Strauss Kahn? Acusando-o, claro, de ser um tenebroso mulherengo... sexista, violento e tremendo, como os há aos molhos nos filmes americanos? Ou é condenado no fim, ou libertado no início.
E a versão francesa, mostrando o Diretor do FMI cheio de dúvidas existenciais, dividido entre a atração que sente pela empregada do bar e a que sente pela empregada de quarto, e logo depois dividido entre a atração que sente pelos maridos das duas e pelo amante da esposa?
Na primeira cena, a personagem principal, abraçada a um jovem e belo negro, chora, afirmando que gosta demasiado de mulheres, o que lhe parece contraditório com o igualitarismo socialista, que sempre professou. Logo a seguir, pega mo Ipad e realiza cálculos sobre o juro a aplicar à dívida portuguesa.

Não perca, num cinema perto de si. 

E para muito mais tarde e com muita mais calma, o filme português do Manoel de Oliveira. O único cenário é o quarto de hotel, a única ação é a rapariga a dizer, em guineense: Ké Frô? O que foi entendido, erroneamente, como um convite a algo mais... dada a óbvia semelhança entre a palavra frô e a palavra "fror", da poesia medieval trovadoresca.
Tudo o mais se baseia no trocadilho e na indecisão conceptual entre os seguintes termos: dúvida interna, dívida externa... dívida interna, dúvida externa, etc.
Na cena final, alguém (não se percebe quem é) ri às gargalhadas, com o ar de quem não acha graça nenhuma e, após vários minutos a rir desta maneira, fica muito sério e diz: 
- Pois.
(Frase que pode ser interpretada de diversas maneiras, claro).


É nesse momento que o rapaz dos bilhetes vai acordar os três espectadores que conseguiram aguentar as cinco horas de filme sem intervalo. Um deles está morto e supõe-se que morreu de tédio existencial.

Sem comentários: