"ideia de que o estudante cria o seu próprio currículo e reconstitui por si, em doze anos de escolaridade, as descobertas que à humanidade custaram séculos de esforço colegial constante;""Os bons professores sabem o que se deve fazer e tentam fazê-lo. Se às vezes não o fazem mais e melhor, essa limitação não se lhes deve. Deve-se sim às imposições avulsas do Ministério, aos currículos desconexos, aos maus manuais escolares, a um ambiente de desrespeito pela cultura e pela educação" (pág. 121).
"Assim se chegou à ideologia educativa hoje oficial, segundo a qual os negros, por exemplo, não podem interessar-se por física quântica porque isso é só para filhos de universitários, os ciganos não podem interessar-se por violino porque isso é só para filhos de médicos, etc. Logo, para que estas crianças, coitadinhas, possam ter "sucesso", temos de os ocupar e motivar com o jogo do pau e o Big Brother da TV (o de Orwell não, claro) — a física não é para eles, coitadinhos. É esta crença falsa — além de classista, racista e repugnante — que orienta e explica as políticas dos sucessivos Ministérios da Educação."
in O Eduquês em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista, de Nuno Crato. Lisboa: Gradiva, 2006, 132 pp.
Esperemos que este Ministro da Educação não seja trucidado pela máquina do Ministério, alimentada por oportunistas, incompetentes e baldas.
Sem comentários:
Enviar um comentário