sexta-feira, março 08, 2024

O que é isso do Bitcoin? Vale a pena comprar?

 


A ideia do criador da Bitcoin, em 2010, a seguir ao crash de 2008,  criador que ninguém sabe quem é (pseudónimo Sakamoto), mas que se supõe que tenha morrido entretanto, era democratizar o dinheiro, ou seja, tornar ricos os que podiam investir 10 ou 20 dólares, mas isso parecia ser fictício. 

Quando a Bitcoin surgiu em 2010, cada dólar valia uns dois (dois e tal) tokens (unidades monetárias) de Bitcoin, que custava 0,39 de dólar. Neste momento, cada token custa perto de 69 000 dólares (sempre a mudar, segundo a segundo). Então, quem comprou um dólar, vamos dizer, 2 token, tem hoje 139 mil dólares, se comprou 10 dólares tem agora mais de um milhão de dólares. Isto era se não tivesse vendido, mas claro que toda a gente vendeu. 

Se tu ainda não percebeste isto, então ainda não percebeste grande coisa do mundo em que vivemos e da economia atual. Confesso que eu também só agora entendi, porque toda a gente ouviu falar de Bitcoin, mas ninguém ligou nenhuma… 

Como é contra o sistema, foi sempre menosprezado pelo sistema, exceto agora, pois já não é possível ignorar, não só a Bitcoin, mas as criptomoedas, sobretudo quando o dólar tem um valor totalmente fictício… de facto, 80 por cento dos dólares atualmente em circulação foram impressos nos últimos três anos, sem nenhuma base real. 

(Isto não é uma daquelas correntes em brasileiro, sou eu, Nadinha que estou a dizer para os meus amigos.  Se vieres a ganhar muito dinheiro com esta informação, agradece.)

Uma criptomoeda que está agora a dar muito dinheiro é a Shiba Inu. Tem o nome de uma raça japonesa de cão, mas está ligada à Inteligência Artificial. Está ainda baratíssima, com um dólar compram-se milhares de unidades. A maneira mais simples de comprar criptomoedas para  nós, portugueses, é abrir uma conta grátis no site espanhol E Toro. 

Sem comentários: