domingo, julho 21, 2024

O homem que nos controla está senil e ninguém sabia?


 Ficamos todos boquiabertos de espanto ao constatar que o partido Democrata ficou boquiaberto de espanto ao ver o desastre do debate Biden / Trump. Não sabiam que Biden estava senil? Mas todos nós sabíamos…

Ainda mais boquiabertos de espanto ficamos ao ver que nesse partido ficou tudo “à porra e à maça” (porra e maçã são objetos usados para bater, diferentes entre si mas correspondentes aos tacos de baseball dos americanos) querendo substituir Biden sem encontrarem uma alternativa razoável. 

Ainda mais boquiabertos de espanto ficamos ao saber que não são só Biden e Trump que vão ser sujeitos a eleição, mas também os deputados, pelo que o partido Democrata corre o risco de  perder muitíssimos deputados por causa de Biden.

Também secundamos a opinião dos Republicanos: se acham que Biden não pode continuar na corrida eleitoral por falta de capacidades, é claro que deve ser demitido imediatamente de presidente dos Estados Unidos. Ou Biden ainda tem capacidades que vai perder exatamente em janeiro de 2025? 

Perante tanta estupidez do partido Democrata, lembramo-nos de que é este partido e os que mandam em Biden que estão a gerir o planeta e a alimentar as duas guerras principais em curso. 

Afinal não é estratégia que os leva a continuar guerras sem fim e sem propostas de paz: é mesmo falta de estratégia. Estupidez, incompetência! 

E quanto à União Europeia que tem seguido Biden de forma acrítica, como se a Europa fosse mais um estado dos Estados Unidos?

quinta-feira, julho 11, 2024

A Minha Indonésia de Ana Gomes

 





Muito interessante esta série da Ana Gomes sobre a Indonésia, intitulado A minha Indonésia, na RTP 2. Bem pode dizê-lo, pois ficou conhecida pelo extraordinário trabalho diplomático que lá fez como embaixadora de Portugal. Conseguiu terminar com a invasão de Timor Leste e dar-lhe a independência, como nação de língua oficial portuguesa.. E ainda teve tempo para aprender a língua local e ficar a conhecer a terra e a sua história.

É incrível a quantidade de palavras portuguesas que usam e de tradições levadas pelos portugueses. Algumas da igreja católica. É agradável pensar que os portugueses tiveram tanta influência no mundo, deixaram tanta coisa no mundo… é um orgulho!

Sobre os benefícios da concorrência sobre os taxistas e sobre os políticos

 


Antes de haver os taxis TVDE (Uber e outros) muitos taxistas (não todos, havia alguns ótimos) faziam truques inconcebíveis, davam voltas à cidade para irem daqui ali, pagando nós todas as voltas, houve vários que me disseram que se recusavam a levar “pretos”, etc… Agora há menos taxistas desses e portam-se melhor por causa da concorrência, se os TVDE não fizerem o serviço em condições perdem o emprego.  

Está agora a acontecer o mesmo com os políticos do centrão neoliberal e neocon: só havia dois partidos quase iguais que se revezavam no poder (a direita do PS é diferente da esquerda do PSD?). Ambos faziam o que lhes mandava a Van der Leyen, através dela faziam o que lhes mandava o Biden, através de Biden faziam o que lhes mandavam as sinistras empresas de capital norte-americano, Black Rock, Monsanto e quejandas, capital anónimo e não sujeito a eleições.

Com o surto da extrema-direita na Europa e na América, agora até a extrema-esquerda ganha as eleições. É claro que eu preferia que fosse a extrema-esquerda a revolucionar tudo, mas a extrema-esquerda prefere medidas simbólicas que não custam dinheiro: eutanásia, casamento gay, etc.. completamente alheada (alienada) da realidade do cidadão comum, que corre o risco de ficar na miséria e talvez sem abrigo porque ganha pouco e tudo está muito caro, mas que, mesmo assim, não pretende suicidar-se nem mudar de sexo.

Uma minha amiga que está a ser vítima de grande injustiça por parte de uma instituição, escreveu para todos os grupos parlamentares da Assembleia da República e disse-me: adivinhe qual é que me respondeu logo e que me prometeu logo resolver o problema! Adivinhei imediatamente, claro! (Foram os taxistas da Uber.) Adivinhem vocês também! 

No caso das gémeas foi diferente… mas a minha amiga não é amiga do “meu filho, o Doutor Pedro”, ou lá como se chama… e não pede quatro milhões, apenas pede algo muito simples e que não custa dinheiro, mas que é muito importante para ela.

(Foto retirada da Internet).

terça-feira, julho 02, 2024

As rosas, as magnólias e as bombas


 



“Prefiro rosas, meu amor, à pátria,

E antes magnólias amo

Que a glória e a virtude.”

       Fernando Pessoa (Ricardo Reis)


Os homens da União Europeia em idade de combater, ao contrário dos homens russos, dos ucranianos com mentalidade russa e de outros povos desconhecidos, não têm nenhum instinto guerreiro nem virtudes bélicas. Não porque gostem mais de rosas e de magnólias do que da pátria, mas porque preferem estar num sofá agarrados ao telemóvel e à PlayStation em vez de andarem na Ucrânia a cavar trincheiras cheias de lama e de neve no inverno ou demasiado secas na torreira do verão. 

Os ucranianos que se identificam com os valores europeus contra os valores russos pensam exatamente da mesma maneira e é por isso que milhões deles atravessaram a fronteira da Ucrânia clandestinamente para viverem já na sua tão amada União Europeia, à custa dos subsídios para refugiados, pagos pelos nossos impostos. 

É neste contexto que Macron, que ama mais a glória e a virtude do que as rosas e as magnólias, desejando ficar na história como um segundo herói Napoleão Bonaparte, decidiu enviar os jovens franceses combater na guerra da Ucrânia. 

Contudo, estes últimos, não por gostarem de magnólias que nem sabem o que é, preferem surfar nas praias da Côte D’ Azur a apanhar com as bombas de Putin em cima da cabeça, preferência que a todos nós parece normal (porque somos europeus). Foi pena Macron não ter perguntado aos homens franceses o que preferiam, em vez de dizer logo que os ia mandar para a guerra: preferes as rosas, a pátria, as magnólias ou a virtude? 

Enfim, o resultado foi o que se viu. Le Pen, que dizem ser amiga de Putin, defendeu os hipotéticos combatentes e cavadores de trincheiras com unhas e dentes e ganhou as eleições. Provavelmente ainda irá derrubar Macron em breve, mas quem o mandou viver nas nuvens? 

Quanto à esquerda caviar, está mais preocupada em debater o sexo dos anjos do que em preocupar-se com pequenos pormenores, como por exemplo, uma iminente guerra mundial. 

Guerra mundial? Quem é que se preocupa com isso? Mandamos os rapazes cavar trincheiras na Ucrânia, é tão chique! Desenvolve os músculos! Só falta decidir se @s menin@s (os não binários que não são nem meninos nem meninas) também vão para a guerra com os meninos ou se ficam em casa como as meninas… 

Quanto aos comunistas, estes já não têm a vocação de defender os operários, que foram substituídos por robôs e, das duas, uma: ou defendem os direitos dos robôs ou não têm razão de existir .