domingo, setembro 05, 2010

Paquete Funchal





Este navio, o paquete Funchal, de bandeira portuguesa, pertencendo à Classic International Cruises, fará em breve 50 anos e foi em tempos um baluarte do regime salazarista, ao fazer a carreira regular para as ilhas.
Nessa época, devia ser o mais avançado. Agora não, claro. É muito pequeno e não tem alguns dos dispositivos e luxos de outros maiores e mais modernos.
Vai agora para o estaleiro, para fazer uma remodelação total, afim de respeitar as modernas e exigentes normas de segurança. Por exemplo, este navio tem muita madeira, nos conveses, no revestimento das paredes e em toda a parte. Como o principal risco no mar é a ameaça de incêndio, é claro que isto constituía um perigo enorme, pelas actuais bitolas. (Se lá fosse a ASAE...)
Também reparei que tinha umas cadeiras de verga com algumas partes em metal, parecia mesmo ferro, que, com o vento, eram frequentemente arrastadas pelo convés. Apanhar com um ferro daqueles... surpreendeu-me este aspecto: hoje é perfeitamente básico tomar todas as medidas para evitar acidentes, ainda que pequenos e teria sido fácil substituir as cadeiras.

Em contrapartida, há pessoas que se sentem em casa neste navio e num outro da mesma companhia, chamado Princess Danae. Já fizeram muitos cruzeiros a bordo destes paquetes, até porque há muito poucos com partida e regresso a Lisboa e acabam por não ser caros. A alternativa mais frequente é ir embarcar em Espanha ou Itália.

Por este motivo, o ambiente pode ser agradável e quase familiar, como me aconteceu nesta viagem, em que encontrei várias pessoas conhecidas. Isto pode ser bom ou mau, dependendo das pessoas e da relação que temos com elas, no caso foi bom. Também tem a vantagem de, na eventualidade de se fazerem amizades, ser mais fácil mantê-las em terra, sendo os passageiros maioritariamente portugueses, embora, segundo dizem, isso raramente aconteça. Ou não acontecia, antes de haver Facebook.


Naveguei em barcos muito maiores, como o Costa Victoria da empresa Costa Cruzeiros, mas ao nível humano é muito impessoal, é como estar numa grande cidade. A comida também corre a risco de ser "de cantina", pelo mesmo motivo e como foi o caso: uma das minhas expectativas era a comida italiana de que gosto muito, mas esta era de enfarta-brutos e não prestava. Pelo contrário, a do Funchal e do Princess Danae (igualmente pequeno) é muito boa e requintada .

Esta Classic international Cruises tem outros pequenos navios, mas só conheço estes dois. Têm todos bandeira portuguesa e operam às vezes a partir de Portugal, mas a companhia não é portuguesa.

Fotos: Paquete Funchal fundeado em Ajaccio, na Córsega, no porto de Mahon, ilha de Menorca e ao largo de St. Stefano, em Itália.

Sem comentários: