segunda-feira, setembro 06, 2010

Museu da Pesca





Prometi falar do Museu da Pesca que vi em Palamós. Não estão por ordem cronológica, estes textos.

Os artefactos da faina piscatória não são necessariamente bonitos, mas este Museu da Pesca aliou o tema à criatividade e é lindíssimo. Apesar de ter relativamente poucos utensílios, tem muitas fotografias interessantes e um modo ainda mais interessante de as exibir.
As pilhas de caixotes têm todas uma fotografia por cima. Ou um texto. Notar como o catalão pode ser tão idêntico ao português, como se vê e lê na primeira frase da segunda foto, que pode ampliar.

Já gora, fiquei a saber, com surpresa: O mediterrâneo tem mais de quinhentas espécies de peixe, só consome, ou seja, só se pescam cerca de cem e o comércio faz-se sobretudo com doze.

Perdi a oportunidade de comer, em Itália, uns peixes chamados Alici (no plural), de que ouço falar na RAI UNO, porque, no primeiro sítio onde parámos, St. Stefano, andava tão entusiasmada que me esqueci da hora de comer e em Florença só vimos comida para turistas.

Este esquecimento de comer vem-me dos tempos em que fui magríssima, em que toda a gente ralhava comigo por não comer, por ser esquelética... é da idade. Há-de haver outra idade em que o comer é pouco importante...

Sem comentários: