sexta-feira, julho 02, 2010

LX Factory







É claro que já tinha ouvido falar da LX Factory, tinha lido listas de eventos lá realizados, mas não estava preparada para que fosse assim e muito menos para que este "mundão" ficasse num dos sítios onde passo todos os dias. E onde agora me apetece ir todos os dias.

Situa-se num antigo complexo industrial (fábricas de têxteis) e o espaço foi aproveitado, sem grandes alterações, para um polo que agrupa as mais diversas coisas: empresas de arquitectura, o Forum Dança, bares, restaurantes, a Livraria Ler Devagar, etc. É também um novo centro da "night". Curiosamente, mantém um ar decrépito, que lhe fica bem. Deve ter sido uma imitação do que aconteceu à antiga zona industrial de Nova Iorque.

A arquitectura industrial não é muito bonita, pelo menos numa primeira impressão e tende a ser menosprezada. Mas Lisboa já tem bons exemplos de conservação, como o Museu da Electricidade.
Sem esquecer os antigos armazéns das docas, hoje convertidos em elegantes bares e discotecas.

N.B.: Todos os prédios que se vêem na primeira foto estão ocupados, com interiores muito modernos. Segunda e terceira fotos: Livraria Ler Devagar, mantendo o espaço original e algumas máquinas. Podem comprar lá os meus livros.


N.B.: Por alguma razão que desconheço, têm tentado colocar aqui publicidade, sempre neste post. Por esse motivo, bloqueei os comentários. Podem fazê-los nos outros posts do blogue. ( Pormenor só escrito em 23/2/ 2014)